terça-feira, 4 de julho de 2017

24º Marcha para Jesus

No dia 10 de Junho 2017 aconteceu em Juiz de Fora a 24ª Marcha para Jesus, com concentração marcada para as 12h na Praça Antônio Carlos.

Os fiéis começaram a chegar por volta das 11h ao local. Como o tema “FAMÍLIA A BASE DA SOCIEDADE” o evento, que teve sua primeira edição em junho de 1993 no Vale do Anhangabaú em São Paulo, reuniu cerca de seis mil pessoas dentre elas moradores de Juiz de Fora e caravanas de 8 cidades vizinhas, segundo o presidente do Conselho dos Pastores (Conpás), Charles Oliveira Marçal.
Os fiéis assistiram a apresentações Gospel com Ariel Coutto e banda, Cristiane Ferr e banda, Rodolfo Lamarca e banda, David Áquila e Banda entre outros no palco da praça e em seguida houve a saída de três trios elétricos que percorreram o centro da cidade passando pelas Avenidas Getúlio Vargas, Itamar Franco e Barão do Rio Branco, tendo como batedores o moto clube Águias de Cristo e apoio da Polícia Militar e SETTRA no trânsito do centro de Juiz de Fora.
Os organizadores do evento confirmaram a presença do Pastor Silas Malafaia, o que causou a mobilização para um evento de manifestação com o título “Combate à LGBTfobia – intervenção na Marcha para Jesus”, em repúdio a presença do Pastor, que segundo os manifestantes, “incita discursos de ódio contra LGBTs, outras religiões e pessoas com ideologia política diferente das dele”. Apesar da confirmação o referido Pastor não compareceu ao evento. Mesmo assim um grupo com menos de 20 pessoas realizou uma intervenção de combate a LGBTfobia onde ergueram cartazes com as frases “Família é a base, por isso eu creio em todas”, “Aceitar é sua escolha, respeitar é seu dever”, “Ódio não desbota minhas cores”. 

Por: Simone Batista
2º Módulo Técnico em Eventos - IF Sudeste MG, campus Juiz de Fora

10 comentários:

  1. Mais um evento relacionado com a religião. Este no caso mostra a intolerância e o preconceito contra as escolhas sexuais de cada um. Poderia ter sido mais explorado, mas fica o alerta para o uso da religião como base para os pré conceitos.

    ResponderExcluir
  2. Eventos religiosos acontecem com frequências e sempre reuni muitas pessoas, esse achei interessante por ser um evento aberto, uma marcha. Com as divergências de opiniões despertou o interesse de manifestantes pela causa LGBT, quem também foram expressar suas opiniões. Muito bom, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. A Marcha para Jesus sempre foi um bom exemplo de um evento religioso aberto bem organizado e participativo, onde não só evangélicos como pessoas de várias outras religiões estão unidas em só propósito. Acho que as manifestações paralelas são sempre válidos quando não são prejudiciais tanto para o evento em si quanto para os participantes.

    ResponderExcluir
  4. Passei na rua no dia da marcha, acho que se tratando de eventos religiosos, como esse que reúnem um grande número de pessoas, deveria se pensar melhor o logística do evento que acaba causando muios transtornos em cidades como Juiz de Fora, que apesar de não pequena, também não comporta esse tipo de evento.

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante ver o impacto dos eventos na sociedade e como um evento pode manifestar o interesse de pessoas com objetivos diversos. Um evento que em primeira instância tinha um público-alvo voltado para pessoas que queriam louvar, orar acabou gerando interesse em apoiadores do movimento LGBT que compareceram com intuito de se expressar e defender sua opinião.

    ResponderExcluir
  6. Um evento que ja possui sua popularidade e que já esta em sua 24º edição, unindo os religiosos da região.

    ResponderExcluir
  7. O evento religioso tem como costume unir um grande número de fiéis, objetivando, principalmente a propagação dos princípios da religião. Sendo este, um tipo de evento propício para qualquer manifestação contrária a algum dos princípios que a religião transmite. Dessa forma, pode-se perceber que a Marcha para Jesus, encaixou-se diretamente a estes fatos e que com o passar do anos, consegue alcançar mais fiéis.

    ResponderExcluir
  8. Evento que vem ganhando grande espaço no mercado, e realmente muito interessante abordar o tema, visto as oportunidades crescentes no ramo. Parabéns pelo detalhamento dos números apresentados.

    ResponderExcluir
  9. Evento tradicional ja na cidade de Juiz de Fora, que envolve um grande público. Uma pena pela frustração do público que aguardava a presença do pastor Silas Malafaia. Parabéns pelo texto e pelo detalhamento do evento.

    ResponderExcluir
  10. A marcha para Jesus é um evento importante. Nele comparecem pessoas de várias religiões, fato que o torna tão respeitado pela população.
    Provavelmente o público ficou frustados com a falta do pastor.
    Esse é um evento de grande impacto!
    Parabéns pelo texto

    ResponderExcluir