quinta-feira, 13 de julho de 2017

Aniversário de 30 anos

Nos nossos primeiros anos de vida é bem comum realizarmos várias festas de aniversário, muitas delas, como bem vimos em posts anteriores, com grandes estruturas que envolvem  salão, buffet, decoração, djs  entre muitos outros detalhes.
Mas a verdade é que a medida que ficamos mais velhos, a tendência é se importar menos com grandes festas de aniversário e focar mais em celebrar essa data com poucos amigos e familiares em algum restaurante, bar ou até mesmo em casa, afim de que pelo menos a data não passe em branco.
Todavia, sempre existem as exceções e é sobre uma delas que vamos falar hoje. Nos dias 14 e 15 de junho de 2017 aconteceu a festa de 30 anos do Michel. Ele ao contrário do que os homens da sua idade costumam fazer, decidiu celebrar seu aniversário com uma grande festa realizada em dois dias.  Sendo uma noite de caldos que teria início as 20 horas da noite do dia 14 e uma feijoada no dia 15 marcada para as 14 horas da tarde.

Ele é um empresário que já trabalha na área de eventos, fornecendo drinks e serviço de barman para vários tipos de festa da cidade. Isso facilitou muito a montagem da estrutura da sua festa que aconteceu em uma granja que reuniu em torno de 80 pessoas entre amigos e familiares. A festa contou com atrações como  dj e o grupo Bombocado e é claro, variados drinks e bebidas aos convidados dispostos em vários pontos.
Como está acostumado com eventos de grande porte, buscou tomar cuidado com todos os detalhes na estrutura da festa. Chegaram por volta das 08 da manhã do dia do evento, com um checklist em mãos,  para a montagem dos bares, lounges, decoração, área do dj e circulação, verificação dos banheiros entre muitos outros detalhes. 
Para evitar transtornos com a chuva, foram instaladas duas tendas a fim de oferecer maior conforto aos seus convidados e aumentar a área coberta. Durante o evento, à noite, não choveu, mas as tendas foram fundamentais durante o almoço do dia seguinte devido a uma forte chuva no fim da tarde.
Como já é de se esperar em eventos, alguns contratempos podem acontecer. Durante o aniversário tiveram um pouco de dificuldade ao tentar manter os caldos quentes, uma vez que estava uma noite muito fria e eles estavam sendo servidos em um espaço semi aberto. Mas logo que detectaram o problema conseguiram solucionar.
O evento em geral foi um sucesso, contou com a presença da maioria dos convidados nos dois dias de festa que se mostraram bastante satisfeitos. O pós evento contou com a desmontagem de toda a estrutura e limpeza do espaço na manhã do dia 16 apenas. Foram meses de planejamento e organização mas que obtiveram um resultado bastante satisfatório tanto para o aniversariante quanto para os convidados. 

Por: Juliana Breda
2º Módulo Técnico em Eventos - IF Sudeste MG, campus Juiz de Fora

terça-feira, 11 de julho de 2017

Casamento

Quando falamos em casamento, pensamos em um vínculo que foi estabelecido entre duas pessoas que buscam uma relação afetiva, estabilidade econômica e social, formar uma família, procriar, criar seus filhos, etc. "Alguém disse que existem amores que nascem na terra e durante muitos e muitos anos tenta-se fazer com que aconteçam nos céus. Mas existem amores que nascem nos céus e da maneira mais simples e inexplicável acontecem na terra."
Assisti à organização de um casamento, onde os próprios noivos é que estavam pagando por todas as despesas. E acompanharam juntos todas as etapas. A organização ficou a cargo do Cerimonial Roberta Moraes, e foi executado sem muitas alterações. A única mudança foi que ocasionada pelo Pastor, que pediu para que a assinatura do civil ocorresse antes da cerimônia, desse modo, após a entrada da noiva, houve a assinatura. Uma parte bem emocionante, foi a entrada da avó da noiva com as alianças.
Um problema ocorrido na cerimônia foi a falha do microfone dos músicos. É que o grupo escolhido pelo casal era da própria igreja, e não tinham um microfone sobressalente. Entretanto foi resolvido com rapidez.
Ao final da cerimônia houve uma “falsa” saída dos noivos, assim eles voltaram para tirarem fotos com pais e padrinhos.
A festa foi ocorreu no “Estilo & Charme Recepções”, um salão muito aconchegante, com uma área externa muito agradável e com estacionamento próprio. O buffet  era do próprio salão e tudo bem organizado. A decoração estava de acordo com o que os noivos escolheram e eles estavam muito satisfeitos.
Antes de entrarem no salão, os noivos foram recepcionados em uma área reservada, onde foi servida uma massa para que eles se alimentassem antes de reencontrarem os convidados.
Infelizmente lidar com pessoas é bem complicado. Alguns convidados tentaram tirar dos trilhos a harmonia do momento, mas tudo foi resolvido com rapidez pela equipe do cerimonial e pelo proprietário do salão, que estavam o tempo todo atentos a tudo o que acontecia, para que tudo saísse na mais perfeita ordem e satisfação para os noivos, familiares e convidados. Não posso terminar este relatório sem antes agradecer ao Cerimonial Roberta Moraes e Equipe, e ao Estilo & Charme Recepções, por terem me recebido e dado toda a atenção, inclusive durante o evento para me darem suporte e informações sobre como é gratificante o resultado final de cada evento.

Por:Roselena Stach 
2º Módulo Técnico em Eventos - IF Sudeste MG, campus Juiz de Fora

quinta-feira, 6 de julho de 2017

Feira de Santo Antonio - Almoço em prol do Seminário


A feira de Santo Antônio é um evento tradicional na cidade de Juiz de Fora, acontece há mais de 30 anos com o objetivo de evangelização, união dos fiéis, através da interação entre os paroquianos, e consequentemente, a manutenção do local sede do evento - o Seminário de Santo Antônio - localizado na principal via da cidade, Avenida Barão do Rio Branco.
O evento acontece em forma de Festa Junina com comidas típicas, barraquinhas, bingo e apresentações, além do almoço (auge da festa), contando com a organização de uma equipe formada por quatro padres: Padre José Maria, Padre Roberto, Padre Gleydson e Padre Sávio, os quais contam com a ajuda de 90 colaboradores, dentre eles seminaristas, paroquianos e amigos pessoais, que são divididos em áreas de atuação como nas cozinhas, recepção e barraquinhas, possuindo a função de montar, executar e desmontar, ao encerrar. A festividade tem a duração de cinco dias, os quais antecedem o dia 13 de Junho, dia do Santo Antônio, padroeiro da cidade. Sendo que, em todos os dias acontecem missas além das barraquinhas, com a expectativa de 2 mil pessoas por dia, participando desde de fiéis, devotos, comunidade juiz-forana em geral a comunidades de cidades vizinhas.

A montagem do evento inicia-se três dias antes, começando pelas estruturas: tenda, logo em seguida as barraquinhas na quadra e posteriormente a ornamentação, disposição das mesas e o preparo dos alimentos. Tudo ocorreu conforme o previsto, podendo ser iniciada na sexta-feira (11) a abertura das barraquinhas e igualmente no sábado. Já no domingo, teve início com o almoço às 11h e 30min. Em princípio de forma tranquila e organizada, porém faltando 30 minutos para o término houve a chegada de um grande fluxo de pessoas, gerando uma grande fila ao longo de todo o Seminário. Entretanto a equipe que estava trabalhando conseguiu reverter o problema evitando longo tempo de espera devido à agilidade que os colaboradores apresentavam, alcançando assim um ótimo resultado.
Além disso, durante o bingo na parte da tarde, as pessoas que adquiriam fichas nos caixas estavam encontrando falta de produtos, a qual foi gerada devido ao excesso de demanda dos visitantes, pois o evento estava contando com 1500 pessoas para o almoço e teve a presença de 1800, ultrapassando a expectativa, contudo em questão de minutos eram resolvidos.
Apesar dos imprevistos, ocorreu tudo certo, e o evento gerou grandes arrecadações e maior interação entre as comunidades. Como disse um dos organizadores, Padre José Maria, que está há quase duas décadas na organização “é uma alegria e um prazer de ser um dos colaboradores na realização do evento”, pois através dele consegue ver a interação entre a comunidade, resultando na evangelização, o principal, e na manutenção do Seminário. 

Além do padre, uma das colaboradoras, Nelsa, há 13 anos ajudando na realização da festa com muito prazer, disse: “Santo Antônio para mim é tudo, me acolheu na hora que precisei muito e no que eu puder ajudar e fazer pelo Seminário, vou fazer e vou ajudar”.Conclui-se que por ser um evento de grande magnitude, apresenta muitas etapas, exigindo experiência e capacidade para realização.
E o que se pode perceber, foi que a equipe soube converter os incidentes, resolvendo de maneira rápida e acima de tudo alcançando os objetivos e deixando os participantes felizes, sem causar transtornos a eles. Dessa forma, o evento foi de grande aprendizado e importância, podendo abrir caminhos para quem deseja entrar nesta área, seja como organizador, colaborador ou parceiro.






Por: Vanessa Muniz
2º Módulo Técnico em Eventos - IF Sudeste MG, campus Juiz de Fora

terça-feira, 4 de julho de 2017

24º Marcha para Jesus

No dia 10 de Junho 2017 aconteceu em Juiz de Fora a 24ª Marcha para Jesus, com concentração marcada para as 12h na Praça Antônio Carlos.

Os fiéis começaram a chegar por volta das 11h ao local. Como o tema “FAMÍLIA A BASE DA SOCIEDADE” o evento, que teve sua primeira edição em junho de 1993 no Vale do Anhangabaú em São Paulo, reuniu cerca de seis mil pessoas dentre elas moradores de Juiz de Fora e caravanas de 8 cidades vizinhas, segundo o presidente do Conselho dos Pastores (Conpás), Charles Oliveira Marçal.
Os fiéis assistiram a apresentações Gospel com Ariel Coutto e banda, Cristiane Ferr e banda, Rodolfo Lamarca e banda, David Áquila e Banda entre outros no palco da praça e em seguida houve a saída de três trios elétricos que percorreram o centro da cidade passando pelas Avenidas Getúlio Vargas, Itamar Franco e Barão do Rio Branco, tendo como batedores o moto clube Águias de Cristo e apoio da Polícia Militar e SETTRA no trânsito do centro de Juiz de Fora.
Os organizadores do evento confirmaram a presença do Pastor Silas Malafaia, o que causou a mobilização para um evento de manifestação com o título “Combate à LGBTfobia – intervenção na Marcha para Jesus”, em repúdio a presença do Pastor, que segundo os manifestantes, “incita discursos de ódio contra LGBTs, outras religiões e pessoas com ideologia política diferente das dele”. Apesar da confirmação o referido Pastor não compareceu ao evento. Mesmo assim um grupo com menos de 20 pessoas realizou uma intervenção de combate a LGBTfobia onde ergueram cartazes com as frases “Família é a base, por isso eu creio em todas”, “Aceitar é sua escolha, respeitar é seu dever”, “Ódio não desbota minhas cores”. 

Por: Simone Batista
2º Módulo Técnico em Eventos - IF Sudeste MG, campus Juiz de Fora