segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Megaeventos: Brasil rumo ao fracasso?




     Vamos primeiro entender o que é um megaevento: evento de lazer e turismo em larga escala, como os jogos olímpicos. Geralmente é de curta duração e seus resultados permanecem por bastante tempo na cidade em que sediam. Está associado à criação de infraestrutura e tende a projetar uma imagem positiva da cidade-hóspede por meio da mídia nacional e internacional.

         O Brasil está prestes a sediar dois dos maiores eventos esportivos mundiais. E o fato é que tanto as Olimpíadas de 2016 quanto a Copa do Mundo de 2014 serão o grande fracasso do Brasil. Mas, apesar de ambos serem megaeventos e ainda quase que “grudados” em relação ao tempo, meu maior receio, como futura profissional da área e como brasileira, ainda é a Copa.

      O motivo mais óbvio da minha preocupação, todos já devem saber: a falta de infraestrutura do país. Muitos não sabem, mas o Brasil só será sede da Copa porque foi o único país do continente sul americano a se candidatar e esse foi o primeiro erro: o Brasil só foi escolhido porque era a única opção. O fato é que ocorrerão grandes obras que poderão acarretar em desvios de verbas.

       Há ainda a possibilidade das obras não se concluírem ou não alcançarem a sua meta inicial, o que não será bom para a reputação do Brasil, que já não é tão boa quanto parece.

      Agora já não tem jeito de voltar atrás o Brasil será a sede da Copa e das Olimpíadas, a não ser que aconteça um imprevisto muito gigante. Vamos sentar e esperar o fracasso do Brasil, não de nossos jogadores e atletas, e sim de nosso país, que através de nossos governantes que preocupados em se promoverem, aceitaram esse desafio, sem pensar nas conseqüências.
  
          Brasil, rumo ao fracasso ou à glória???
    
        Fica no ar essa pergunta, para que possamos analisar tecnicamente e criticamente, se realmente valerá a pena todo esse sacrifício para a realização desses dois megaeventos. 

Por: Thaíse, 2º módulo T.E.

4 comentários:

  1. Isso aí Thaíse,arrasou no post!Bem apesar tbm do meu esculacho lá no meu post em Agosto, tbm nao vejo de forma tão pecimista assim.Vamos ver no que vai dá né(pelo menos algo vai dar) como vc disse:fracasso ou vitória(glóriaa)?Sabemos que tá tudo mais pra lá do q pra cá,mais o mundo é uam caixinha de surpresas!rssrsrsrs!Beijoo,parabéns pelom post!*--*

    ResponderExcluir
  2. Bem pessimista o ponto defendido nesse post, hein... hehehe mas penso que o buraco é mais embaixo...
    Sério, é de colocar a mão na consciência, tipo assim...
    Por décadas o País sofreu com crises internas... e mesmo com essa história do Brasil ser a “bola” da vez, as conseqüências das lacunas administrativas ainda são visíveis e esses megaeventos não ajudarão a completar esses espaços.
    Essa questão de promover esses megaeventos vai bem além, falo isso porque não é só cumprir prazos e fazer bonito para o mundo ver, chega ao âmbito social. Porque bilhões estão sendo gastos em cada uma das obras espalhadas pelo território; e detalhe, direto alguma obra para por greve – elevando ainda mais os custos. Cumprir os prazos, os administradores das obras vão conseguir, mas isso acarretará MAIORES custos ainda...
    Todo esse dinheiro investido vem dos cofres do governo, que por sua vez quem abastece são os cidadãos brasileiros pagando seus impostos.
    Inegável que essas obras irão trazer algum benefício, mas desproporcional, pois chega a ser meio sem lógica quando vivemos num país com inúmeros pontos para investir – tantos outros lugares sem infra-estrutura, nem vai ser preciso ir muito longe, porque na época da Copa e das Olimpíadas os problemas de urbanização e as favelas no Rio não estarão resolvidos.
    E no final, qual será o real valor disso tudo? Quem está pagando as contas são todos os brasileiros... e pagando muito por POUCA COISA. Digo isso também porque não serão todos os 190 milhões de habitantes que poderão desfrutar dos resultados de uma Copa ou uma Olimpíada... O investimento será desproporcional com o resultado.
    Outro ponto –, todos aqui são estudantes e todos sabem que mesmo com os últimos investimentos em educação, reformas e etc; não foram suficientes, o próprio Instituto não tem toda infra-estrutura necessária – sem detalhes, porque qualquer pessoa sabe...
    Lembrados de toda aquela coisa do Pan? Então, até hoje não foi fechada a conta – e mesmo eu sabendo o quanto é difícil fechar quanto ficou um evento, é necessário dar um ponto final, principalmente quando é dinheiro público. Um exemplo de péssimo emprego e desenvolvimento das estruturas do Pan é a Marina da Glória, pois não poderá ser reutilizada – as medidas não são apropriadas para Olimpíadas, outro exemplo é a vila Olímpica na Barra, fissuras nas construções and blá blá blá...
    01 coisa: a Dilma tem muito pepino pra resolver – e ainda vem muita coisa pela frente – serão anos bem tumultuados – vou gostar de ver...
    É isso aí, Brésil...

    P.S.: vem com tudo 2012 \o/.

    ResponderExcluir
  3. Bem pessimista msm!!! Mas acho q td a nação deveria abrir os olhos... Nós estamos sempre aqui batendo na msm tecla: Se o nosso país consiguirá fazer essa Copa e blá, blá, blá.
    O grnade problema nisso tudo é a mídia, meus queridos, pois ela mostra q esses eventos são maravilhosos e que s´´o trarão benefícios pro Brasil. Eu não acho... Reforço o que comentei no post do Yuri em agosto: " O governo fecha os olhos para a população e cria um lindo painel de um Brasil perfeito para a população estrangeira." E é verdade! Quem está preocupado com a população brasileira? Nós... E não temos mto o que fazer... (A não ser que todos votem em mim nas próximas eleições - o.O) Mas de todo modo será um espetáculo à parte! E vamo que Vamo!!!

    ResponderExcluir
  4. Queria agradecer por todos os pitacos no meu post, e dizer que a intenção era ser pessimista mesmo, pq como a naty disse eles mostram o querem que o povo acredite ser verdade, e a maioria da populaçao realmente acredita que isso tudo só trará beneficios, o que não é verdade. Vamos esperar pra ver no que vai dar né galera...

    ResponderExcluir