domingo, 28 de outubro de 2018

Rainbow Fest

O Movimento Gay foi fundado em 1998 em Juiz de Fora, e com isso surgiu a Parada Gay ou Rainbow Fest, que hoje o presidente é o Oswaldo Braga.
Este ano tivemos três dias 17, 18 e 19 de Agosto, esse grande evento atraiu muitos turistas onde os hotéis operaram com 100% de ocupação. Houve várias atrações no dia 17, do tipo, concursos de talentos, drag queens, djs, desfile e grupos de dança. E no dia 18, tivemos atrações por todo canto, mas a principal era na Praça Antônio Carlos, que as representantes do MGM (Movimento Gay de Minas) abriram o evento com a cantora Ana Terra cantando o Hino Nacional. Logo depois tivemos várias atrações de drag queens e tivemos o beijo de Oswaldo Braga e Marco Trajano símbolo da conquista da Lei Rosa.
O Rainbow contou com várias amizades, por exemplo, a Funalfa que teve presente como apoiadora, a Câmera Municipal de Juiz de Fora que não ficou de fora, e o Corpo de Bombeiros que propôs horários de início e fim das atrações, sendo então no dia 17 começou às 09:00 e terminou às 21:00, no dia seguinte começou às 12:30 e teve seu término às 21:00 e no domingo começou às 12:00 e teve seu fim às 21:00.
O evento encerrou dia 19 com vários djs, e no mesmo dia foi comemorado também 21° edição, além de tudo tivemos a cobertura da Erika Salazar e André Pavan e a Thaís Lima presidente da Convention & Visitors Bureau que ajudou na afiliação e na divulgação da Associação a IGTA (Associação Internacional de Turismo LGBT).


Por: Thais Oliveira
1º Módulo Técnico em Eventos - IF Sudeste MG, campus Juiz de Fora

terça-feira, 23 de outubro de 2018

Biquini Cavadão no Rock in Fest

 A segunda edição do Rock in Fest foi organizada pela produção da Galo Fest, conhecida por realizar excelentes eventos e este, claro, não poderia ser diferente. A festa foi realizada no Espaço Ubaense de Eventos, no dia 28 de Setembro de 2018 na cidade de Ubá.
Foi a primeira vez que a Rock in Fest contou com uma atração de nível nacional como o Biquini Cavadão. Além dessa talentosíssima banda que durante quase duas horas de show abrilhantou a noite, fazendo todo o público tirar o pé do chão com seus maiores sucessos, os mineiros da banda ZonaBlue também se apresentaram alegrando a galera.
 Por ser uma festa famosa na região, em menos de uma semana esgotaram-se os ingressos. A distância do local do evento ao centro da cidade não foi um empecilho para a festa ser um grande sucesso. O espaço foi adequado para a comemoração, contando com quase 1.000 participantes.
 A produção do evento se preocupou com todos os detalhes da organização, treinando e preparando todos os setores. Foram servidos diversos tipos de petiscos durante toda a festa, além da mesa de massas, o público contou também com o setor de whiskeria, bar, vários pontos com choperias e mesa de chocolates finos, tudo da melhor qualidade. Um dos atrativos, era o fato de ser tudo open bar e open food.
Uma parte que chamou atenção na organização foram os banheiros, que estavam sendo limpos com frequência. Todos os ambientes contaram com uma impecável decoração.
Em relação à segurança, o evento contou com diversos colaboradores que circulavam durante a festa, zelando pela ordem e harmonia do público presente, havia também uma ambulância disponível no local.
 A Galo Fest surgiu através da iniciativa de seis amigos que participam juntos do grupo de bicicleta conhecido como “galo da madrugada”.
A parte mais interessante é que o objetivo dos organizadores não é o retorno financeiro que eles terão, a Rock in Fest é uma festa com fins filantrópicos, onde uma parte do dinheiro arrecadado com a venda dos ingressos é convertido em doação. Nesta edição fizeram a prestação de contas da primeira Rock in Fest, onde doaram uma moto, com a venda das rifas para sorteio da moto, foram arrecadados R$23.500,00 para o Patronato São José, uma instituição carente da cidade. Aproveitaram a oportunidade para anunciar a doação de outra moto para o Patronato, que será rifada e o sorteio acontecerá no dia 10 de fevereiro de 2019.
“Surgimos da vontade de fazer festa e a vontade de ajudar. Juntamos o útil ao agradável”, diz Bruno, um dos fundadores e organizadores do evento.


Por: Bárbara Gucowsky 
1º Módulo Técnico em Eventos - IF Sudeste MG, campus Juiz de Fora

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

20ª Gincana Cultural Olaria - MG


O que é Gincana: “Gincana é um conjunto de tarefas disputadas entre grupos diversos, com o mesmo objetivo final. As gincanas podem ser realizadas por diversos tipos de competições onde os concorrentes enfrentam várias provas, com obstáculos que dificultam as tarefas.”
Nos dias 12, 13 e 14 de Outubro de 2018 aconteceu a 20ª Gincana Cultural na cidade de Olaria MG. Uma competição que surgiu como uma espécie de brincadeira entre um grupo de amigos que ganhou uma enorme proporção, e se tornou a melhor e mais conhecida festa da cidade de 4.000 habitantes.  São quatro equipes disputando o troféu: Pinga Pura, Cem Pecados, Energia e Rosa Gomes. A disputa é acirrada e as equipes extremamente rivais.
Ao longo da semana foram realizadas provas como cavalgada, roda de viola e prova do turismo. E nos dias 12, 13 e 14 a disputa de fato começou: provas, e mais provas dentro da quadra, algumas engraçadas, difíceis, e outras nem tanto. Todo mundo participando, sorrindo, vibrando, comemorando. Um evento muito especial, querido por todos que já participaram, ou foram somente para assistir. A simpatia das equipes e hospitalidade da cidade encantam os turistas.
Em entrevista, o principal responsável pelo surgimento desse evento, Gilmar Campos:
“Não imaginei que essa pequena brincadeira se tornaria cultura em nossa cidade, fico muito feliz e tenho prazer em continuar organizando essa festa, onde todos se divertem, não importa a idade. Espero que esse maravilhoso evento continue acontecendo, prevalecendo sempre a alegria, respeito e união entre as equipes.”
Ocorreram alguns problemas com a energia elétrica durante as provas, mas no final deu tudo certo. O encerramento ocorreu no domingo, depois de algumas provas relâmpagos, e a grande campeã foi a equipe Cem Pecados.




Por: Nicole Ingrid
1º Módulo Técnico em Eventos - IF Sudeste MG, campus Juiz de Fora

terça-feira, 16 de outubro de 2018

2ª Feijoada do Andinho


No dia 13 de Setembro de 2017, em comemoração ao aniversário de 47 anos de Anderson Venâncio, sua mãe D. Mariinha fez uma feijoada para receber os amigos de seu filho. Anderson é uma pessoa muito extrovertida, que possui muitos amigos, toca em um conjunto de pagode e gosta de reunir os amigos para comemorar seu aniversário.
Em virtude do sucesso da 1ª feijoada, no dia 16 de Setembro de 2018, foi realizada a 2ª Feijoada do Andinho. Só que esta feijoada, com feitio mais profissional, pois foram acrescentadas muitas coisas e colocados ingressos à venda no valor de R$ 80,00 (oitenta reais), onde estava incluído o preço da feijoada, com os acompanhamentos (arroz, farofa, couve, laranja), os tira gostos (torresmo, mandioquinha frita, pastel frito, empadão, salaminho, azeitona, torradinha com patê), além do chopp gelado, cachaça, refrigerante e água.
O espaço estava distribuído com mesas de madeira, cobertas com toalhas xadrez de vermelho e branco, trazendo um ar despretensioso e alegre, ideal para demonstrar o clima de refeição simpática e convidativa aos amigos e família. A feijoada foi realizada no terraço da residência do Anderson e reuniu a nata de seus amigos. Uma tarde regada de muito sol, bom papo, ótima música e muita amizade.

Entrevista com o Anfitrião Anderson Venâncio:

Por que você realizou este evento?
Eu gosto muito de comemorar meu aniversário, de festas em geral, de receber amigos, de ouvir música, mas como está tudo muito caro eu tive a idéia de fazer a feijoada por adesão, vendendo a camisa, com tudo incluído, desde a feijoada com os acompanhamentos, até a bebida e música, para arrecadar fundos e promover a festa.

E como foi a aceitação?
Eu convidei só os amigos mais íntimos, os que considero muito e que faço questão mesmo da presença, até porque minha casa não cabe tanta gente, mas percebi que as pessoas que aderiram ao convite pago, são as mesmas que sempre compareceram quando o convite era gratuito, ou seja, são os amigos de verdade, que realmente gostam de estar comigo e com a minha família.

E qual foi o resultado final a seu ver?
Saiu tudo como imaginei, as pessoas se divertiram, comeram bem, nós ficamos satisfeitos com o evento, eu comemorei meu aniversário junto das pessoas queridas. Só tenho a agradecer aos que fizeram parte deste evento e fizeram com que ele pudesse acontecer. E ano que vem se Deus quiser teremos a 3ª Feijoada do Andinho.

Depoimento de uma pessoa que esteve presente no evento (Alex Paes):
“Foi tudo muito bacana. A comida estava deliciosa, o chopp gelado. Os amigos especiais, não tinha muita gente, dava para conversar com todo mundo sem tumulto, muito bem organizado, a música superanimada. Passei uma tarde maravilhosa na casa do Andinho”

E para representar bem este evento podemos citar um trecho da música “A amizade” do fundo de quintal, que diz:
“Meu amigo, amigo, hoje a minha inspiração
Se ligou em você
Em forma de samba
Mandou lhe dizer
Tão outro argumento
Qual nesse momento
Me faz penetrar
Por toda nossa amizade
Esclarescendo a verdade
Sem medo de agir
Em nossa intimidade
Você vai me ouvir
A amizade
Nem mesmo a força do tempo irá destruir”




Por: Fernanda de Andrade
1º Módulo Técnico em Eventos - IF Sudeste MG, campus Juiz de Fora







domingo, 14 de outubro de 2018

Campeonato de Xadrez


O xadrez é um dos jogos de tabuleiro mais famosos da atualidade. Aproximadamente cerca de 605 milhões de pessoas em todo o mundo o praticam. E aqui em Juiz de Fora, os amantes deste esporte, podem mostrar seus conhecimentos no campeonato da Liga X, que nasceu em 2009. A pedido de seus alunos do colégio Santa Catarina, o Professor Haroldo Guimarães Carvalhido, criou o campeonato para atender a necessidade dos alunos que não queriam ficar somente na teoria.   
O tempo passou e com ele o crescimento do campeonato, que acontece em 5 etapas classificatórias, cada etapa com 5 rodadas de 15 minutos, que leva a uma etapa final denominada Super Liga. A Liga X é aberta a todos os estudantes de Juiz de Fora e região, de qualquer idade, desde que saibam jogar xadrez. A competição é dividida em 12 categorias sendo 6 masculinas e 6 femininas, que vai de 7 a 18 anos de idade, tem também a categoria de acesso e a categoria livre para os jogadores mais fortes, desta forma todos podem participar. Esse ano os campeonatos aconteceram de maio a setembro, e a Super Liga aconteceu no dia 06 de Outubro de 2018, no Clube Cascatinha e contou com a participação de 45 escolas, entre públicas e privadas.
Entre as escolas participantes, se destaca a Escola Municipal Gabriel Gonçalves, que participa do evento desde do ano 2013. A professora Simone Lima, começou com sete alunos do ensino fundamental II, logo os alunos do ensino fundamental I também quiseram participar, pois se encantaram pelo xadrez. A motivação dos alunos e da professora rendeu frutos, a escola reconheceu a necessidade de atender a demanda dos alunos e desde então eles participaram de todas as edições do campeonato, por dois anos consecutivos a escola é a segunda melhor escola na competição.  A escola depende do apoio de doações para poder levar as crianças ao campeonato, muitas pessoas ajudam com a inscrição dos alunos, com o transporte, com lanche. Segundo a professora o xadrez tem criado uma corrente do bem que se criou por ver o destaque de uma escola pública dentro de um evento como a Liga X.
O evento não acontece todo ano no mesmo lugar, o professor Haroldo destaca a dificuldade em conseguir um local acessível que comporte o campeonato por um preço acessível, que caiba no orçamento do evento. No entanto a perspectiva para o próximo ano é boa, com a inclusão do xadrez no curriculum de novas escolas e o apoio da Prefeitura de Juiz de Fora se espera a participação de mil alunos.
O professor Haroldo e a professora Simone destacaram a importância do xadrez na vida social dos alunos. Segundo o professor os alunos criam novas amizades, novos conceitos de união, de vivencia, de entender os outros, eles crescem de uma forma mais harmoniosa e educada.  A professora Simone destaca que existe um ganho social muito grande, pois os alunos ocupam seu espaço e acabam convivendo com alunos das escolas particulares e estão fazendo novas amizades, o que deixa a professora encantada. A aluna Julia, estudante do 6º ano, diz gostar muito de participar da Liga X e que é uma grande felicidade participar e poder contar com a ajuda das pessoas, principalmente do professor Haroldo Guimarães Carvalhido.





Por: Verônica Aparecida
1º Módulo Técnico em Eventos - IF Sudeste MG, campus Juiz de Fora

sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Queen Experience In Concert - Cine Theatro Central

   Um tributo a banda britânica de rock, com uma orquestra completa, 25 integrantes e um maestro, a fusão musical da guitarra, baixo, bateria, com aquela mistura revivendo o clássico dos anos 70 e 80, quando a banda inglesa teve seu auge.
   Todo o processo do evento ocorreu primeiramente com a chegada da banda, do produtor, entre tantos responsáveis. Começou com a montagem dos equipamentos, um ensaio, um momento de muita concentração para a banda ter uma noção de acústica né? Aquela questão de estar familiarizado com o ambiente.
  Mas como em todo show acontecem seus imprevistos, começou um pouco mais tarde do que se esperava, mas deu tudo certo no final, as músicas, os solos, algo inacreditável, sem palavras, o vocalista, seus instrumentistas, levando o público a  loucura, gritando, dançando, e se divertindo aos montes ao som das músicas: We are champions, Love of my life, Mamma mia, iluminação perfeita, som, o formato, a decoração, efeitos especiais, audiovisuais, palco, convidados em peso, a temática super a ver com o perfil da banda, escolha adequada do local proporcionando comodidade ao público, posição das entradas e saídas, linhas de visão, instalações, planos e saída de emergência, tudo certo. Enfim foi uma experiência incrível, Juiz de Fora aguarda sua próxima vinda Queen Experience In Concert!



Por: Victoria da Silva
1º Módulo Técnico em Eventos - IF Sudeste MG, campus Juiz de Fora

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Festa da linguiça



A festa da linguiça aconteceu nos dias 8 e 9 de setembro de 2018, no parque de exposições em Juiz de Fora. Em sua 1° edição idealizada pelos irmãos Adriano e Luan Fernandes. Essa festa acontece ha 50 anos no Sul e agora em nossa cidade. É uma festa voltada para a família com muitas atrações, tais como: espaço kids, shows, feiras de artesanato, capoeira, desfile, roda de samba, barracas de doces, entre outras, e o melhor comidas típicas trazidas para o contexto mineiro pelo melhor chefe da cidade, tais como: pão com linguiça, polenta, purê de batatas, vinagrete...  Entre outros, tudo de um modo bem mineiro. No sábado teve as comidas típicas, e no domingo foi servido um almoço espetacular, bem mineirinho mesmo uai.
Foi um evento que beneficiou á uma instituição de nossa cidade, pois se pagava a entrada que foi um valor simbólico ou doava 1 litro de leite para a instituição (Abrigo Santa Helena), que ficou imensamente feliz com as doações, não só do leite, mas do amor, da alegria de saber que ainda tem quem se importa.
Apesar de não ter o público esperado, e ser perto do feriado (os juiz-foranos adoram viajar no feriado), ainda assim contou com bastantes pessoas, e o fato de que foi um evento feito em um curto espaço de tempo e pouco divulgado, e nossa cidade por ter um histórico de confusões no parque de exposições ficou com medo de ir, tudo isso contribuiu para ir menos pessoas do que o esperado. A ideia era montar a festa em um espaço limitado do parque, porém a festa tomou uma proporção maior que o esperado, e tiveram que fazer tudo ha mais do que se havia planejado.
Mas ainda assim foi um evento repleto de alegria, alto astral com o Rei e rainha da linguiça supersimpáticos, e aproveitando pra falar que quem quiser se candidatar para Rei e a Rainha da 2ª edição as inscrições estão abertas.
Os shows foram de artista da nossa cidade, no sábado o evento começou às 16 horas, e no domingo teve início às 10 horas. E contou com shows e apresentações de: Carol Tavares, forrozeta, Demetrius Lugon, Max Vianny e Alex, Carol Ferreira, Thayná Vasconcelos, Erick Rinco, Bazuca, Band glory- Rhee Charles e Guto, Anthony e Ruan, Paty Fernandes, João Fernandes, João Paulo e Gustavo, Vivian D’Vito, Muamba, Grupo de Dança Italiano Tarantolato de Juiz de Fora, Thalys Carneiro, Rodrigo de Sá e os Serafins, Heitor e Giovanni, Pachoal.
E no final pra não passar em branco teve uma surpresa maravilhosa: um desfile! O evento começou a ser montado na quinta feira dia 6 de setembro, toda a infraestrutura, muito bem pensada para atender o gosto do juiz-forano já que foi o inicio de tudo.
Foi um evento marcante em nossa cidade, quem não foi perdeu o inicio de uma nova era em nossa cidade, foi uma festa maravilhosa, esperamos as próximas edições que serão ainda melhores, deixou um gosto de quero mais.


Por: Elida Estely
1º Módulo Técnico em Eventos - IF Sudeste MG, campus Juiz de Fora