quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Preservando a leitura infantil


Nos dias 21 e 22 de outubro aconteceu a “1ª feira literária Arteria”, um evento cultural voltado para o público infantil na fábrica de cultura Arteria, com o objetivo de estimular a leitura e a ludicidade a partir da experiência de vivenciar o universo mágico dos livros. O evento teve a presença de autores infantis, livraria e editora. A programação do evento contou com diversas oficinas,contações de historias e a recreação realizada pelo Parquinho da Lí Lara, que permaneceu em funcionamento durante todo o evento.
Tive o prazer de acompanhar no sábado o primeiro dia da feira literária, que teve início as 14:00 horas e o término as 18:00 horas.
Logo na entrada todos eram recepcionados por uma simpática e divertida bruxinha do bem, que despertava a atenção de adultos e crianças e os conduzia para o espaço onde estavam expostos os livros infantis de 14 escritores.
Por volta das 15h30min teve a abertura solene, uma mesa de conversa com a idealizadora do evento, escritoras e convidados, que mencionaram a alegria de estarem participando do evento e a importância da leitura, em especial para as crianças a quem foi destinado ao público da feira. Após a abertura, as crianças foram conduzidas até o segundo andar do local para participar de diferentes oficinas, que incluíam música, desenho e pintura, arte e biscuit, programadas para ocorrer simultaneamente com as contações de historias no primeiro andar,que aconteciam para crianças que por ventura não participaram das oficinas, aquelas que ainda estavam chegando ao evento, aos pais e ao público reunidos no local. 
A começar por Magda Trece, que prendeu a atenção dos pequenos leitores com sua criatividade transportando a imaginação presente nos livros através do contar de uma história. Em seguida, Vanda Ferreira cativou os pequenos com gestos e expressões, transmitindo assim a linda mensagem do livro. Em seqüência, foi o momento das crianças encantarem a todos fazendo uma apresentação com o que lhes foi ensinado na oficina de música. Dando prosseguimento, Marisélia Souza trouxe de forma divertida uma historia que surpreendeu crianças de todas as idades.E para encerrar as contações de histórias o Parquinho da Lí Lara demonstrou aos pequenos ouvintes um mundo repleto de fantasias existente nos livros.  Ver a alegria e satisfação no rosto de cada criança é algo que motiva não apenas aos pais, mas a todos os que estavam de alguma forma envolvidos com o evento.

Por: Rafaela Carolina
2º Módulo Técnico em Eventos - IF Sudeste MG, campus Juiz de Fora

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

O grande dia!

O casamento para muitas pessoas é o grande dia onde duas vidas se unem em uma só, mas para isso acontecer temos muito trabalho pela frente. Para um casamento acontecer temos grandes profissionais que atuam por traz disso. Fui acompanhar um casamento com uma das grandes cerimonialista que temos em Juiz de Fora: Cris Bourgeaiseau. O casamento aconteceu num sábado no finalzinho da tarde em um local aberto e por sinal muito bonito, mas para ficar bonito do jeito que eu vi as preparações começaram lá traz com as escolhas dos noivos de flores, decoração, arranjos, iluminação, mobília, fotógrafos, buffet, doces, local e etc.A montagem do evento começou numa sexta-feira, com os trabalhos de montagem de som, iluminação, algumas mobílias, cortinado e entre outros serviços. No dia seguinte a montagem do evento continuou a todo vapor, com o pessoal da floricultura que fica responsável pela parte de decoração juntamente com a cerimonialista, os últimos reparos na parte de iluminação e som, montagem das mesas dos convidados, montagem das mesas de bolo e doces e os últimos reparos a serem feitos antes da cerimônia começar. A decoração do lugar foi bem natural, flores naturais, com iluminação de velas, orquídeas e origamis que deram um toque todo especial na cerimonia. Uma das coisas que achei bem interessante foi que os noivos são bem naturais, e optaram por uma cerimônia bem tranquila, deixando que seus convidados se sentissem à vontade. Geralmente o  casamento é cheio de detalhes por causa de certos protocolos que temos que seguir, mas este casal optou por fazer tudo diferente e fazer a cerimônia parecer com eles, não é que não teve entrada de noivo troca de aliança, madrinhas e padrinhos, pajens, teve isso tudo, mas o mais curioso foi que tudo aconteceu de forma natural, a cerimônia que conduziu foi um tio do noivo a pedido deles, os noivos eram tão tranquilos que entraram descalço com os pés na grama, como tinha sido pedido pela noiva, fizeram uma lindo ritual onde misturavam o sal grosso e o carvão  que acredita-se ser um poderoso catalisador de más energias.E assim foi o meu evento, um dia de experiência e de aprendizado, a vida é assim: podemos sonhar com nosso casamento e correr atrás para que se torne real e sempre com ajudas de pessoas qualificadas e dispostas a realizar os nossos sonhos.

Por: Maiza Reis
2º Módulo Técnico em Eventos - IF Sudeste MG, campus Juiz de Fora