quarta-feira, 25 de outubro de 2017

O aguardado noivado

O que se espera de um relacionamento saudável entre um casal é que passe por etapas muito aguardadas: o namoro, o noivado e o sonhado casamento.  Assim recebi um convite para atuar em uma festa de noivado, o convite veio em abril para cerimônia que ocorreria no fim de setembro, seriam cinco meses de preparo para ocasião. 
 Minha função seria de DJ e fazer uma parte de música ao vivo, mas eu queria ir além e ofereci minha ajuda  como um algo a mais, aplicando meus conhecimentos adquiridos no curso de Eventos. Porém, logo essa ajuda foi dispensada pela noiva, que disse que estava organizando tudo sozinha, então minha única exigência foi pedir para me passar nomes de músicas que marcaram a história do casal e ela disse que tudo bem, iria separar e me encaminhar ainda naquela primeira semana do contato. Cinco meses se passaram e já estávamos a duas semanas do noivado e eu ainda não havia recebido o nome das músicas mesmo cobrando a noiva por todo esse tempo.
A solução encontrada por ela, já que estávamos em cima da hora, foi de colocar todas as músicas do casal em um pendrive em que ela mesma se encarregaria de me entregar ao chegar ao evento. Por mim estava tudo bem e apenas fiz uma nova solicitação e pedi a programação do noivado para ficar a parte de que horas cada coisa iria acontecer e ela me respondeu que não haveria uma programação por escrito e que no próprio evento me daria as informações na hora em que tudo iria ocorrer. Isso me causou certo espanto, pois eu tinha que calcular meu tempo de músicas a serem tocadas e o tempo de show. Chega o tão esperado dia do evento que estava marcado para começar 20h. Cheguei ao local por volta das 18h30min, afinal precisava desse tempo para montagem de equipamentos sonoros, iluminação e passagem de som. Logo me deparei com o serviço de fotografia e de cozinha que já estavam a postos em seus lugares.
O salão era lindo, possuía um jardim em seu exterior com pula-pula e outras distrações para crianças, entretanto naquela noite o acesso estava restrito devido a fortes ventos e possibilidade de chuva no local. As mesas estavam enfeitadas com panos azuis que davam um lindo contraste com os panos brancos por baixo e com conjunto de cadeiras brancas e os enfeites das mesas. Estes eram de diferentes tipos de garrafas pintadas de preto com cordas douradas nos gargalos e com palavras carinhosas escritas no verso com giz, feitas pelos próprios familiares da noiva. O local possui uma pista de dança com globo espelhado e iluminação própria, e isso já enche os olhos de qualquer músico e DJ, tinha tomadas o suficiente para fazer ligações de diversos tipos de eletrônicos e isso me ajudou muito com a sonorização e luz. A noiva chegou ao local cerca de 30 minutos antes dos convidados e veio até mim saber se estava tudo nos conformes, pois vale a pena lembrar que ela estava por conta de toda organização e não havia um serviço de cerimonial por trás.  Passei todas as informações necessárias e como é o roteiro das minhas apresentações, ficou tudo certo pra mim. Não digo o mesmo para ela, pois o evento já estava começando,  seus convidados ocupando suas mesas e seus garçons contratados ainda não haviam chegado. O quebra galho foi a família da noiva ir servindo os convidados até a chegada dos garçons (isso durou por cerca de 40 minutos após o início do evento).
Tudo ocorrendo bem, convidados felizes sendo bem servidos pelos profissionais, várias fotos com os noivos, as músicas escolhidas por eles já embalavam a pista de dança. Recebi então a informação do noivo de que à meia noite era para colocar uma música que ele havia separado para pedir a mão da moça em casamento, a música escolhida foi:  "Pra você guardei o amor" do Nando Reis com a cantora Ana Cañas. O pedido aconteceu! O choro foi inevitável e chegou a hora da noiva fazer seu discurso, ela havia combinado com um casal de amigos uma surpresa pro noivo, eles iriam cantar ao vivo uma música que marcou a história dos noivos. Só que isso não foi informado a mim que iria acontecer naquele momento e eu era o responsável por dar o play no instrumental da música, regular o som e liberar os microfones e, como era uma surpresa, o sinal para iniciar a canção era a noiva passar a mão no cabelo o que me deixou completamente perdido, pois eu não estava a par do código e coube à cantora me falar que já podia soltar o instrumental. A homenagem foi linda e após isso a festa seguiu até alta madrugada com muita música,  dança,  comida, felicidade e copos quebrados (mas isso não vem ao caso). O evento foi um sucesso, mas vale lembrar como a ajuda de um profissional de eventos poderia ter evitado transtornos e deixado esse evento ainda melhor. Por mais que pensamos em tudo sempre tem um pequeno detalhe a ser resolvido.

Por: Yuri Henrique
2º Módulo Técnico em Eventos - IF Sudeste MG, campus Juiz de Fora

11 comentários:

  1. Esse momento é marcante para um casal é importante ter bons profissionais junto aos noivos.

    ResponderExcluir
  2. Este evento foi muito bonito, mas a presença de profissionais faz toda a diferença porque pequenos detalhes também são importantes! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que foi um sucesso!
    Mas, realmente, poderiam ter sido evitados muitos transtornos desnecessários caso tivessem profissionais operando, e se respeitassem o seu trabalho também, uma vez que as suas exigências eram bastante simples e visavam apenas oferecer um melhor serviço a eles, sem falar da falta de comunicação que ocorreu.

    ResponderExcluir
  4. Um passo de cada vez e começamos mesmo pelo noivado. Esse que, um pouco importante caso antes do casamento, merece muuta comemoração

    ResponderExcluir
  5. É nessas horas que também percebemos a tamanha importância de uma organização e de profissionais.

    ResponderExcluir
  6. Esse texto, mostrou que um profissional de eventos faz muita diferença na parte da organização do mesmo. Felizmente ocorreu tudo certo.

    ResponderExcluir
  7. Fora os problemas ocorridos na organização ,o noivado é um evento bastante importante na vida de um casal. Graças as Deus ocorreu tudo certo no final.

    ResponderExcluir
  8. Um bom profissional faz toda diferença. Parabéns pelo texto

    ResponderExcluir
  9. Muito legal o envolvimento profissional no evento, isso faz toda a diferença.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom o texto isso nos mostra como é importante sempre ter um profissional de eventos.

    ResponderExcluir