quarta-feira, 28 de junho de 2017

CHOPADA UNDERGROUND

No dia 20 de maio de 2017, aconteceu na granja Pantanal, no bairro Teixeira, a segunda edição da chopada “Abioduziu”. O evento iniciou as 14h terminou por volta das 23h. O evento teve diversas atrações, como: DJ V, DJ Amanda, DJ Messias, DJ Fabin e a outra atração era um grupo de pagode que cursava biologia com os organizadores desse evento, o nome deste era Grupo Sensação.
As bebidas também foram bastante diversificadas: Brahma, Cantina,  Gummy, Caipirinha, Batidas de fruta, Refrigerante de guaraná e coca cola, Cachaça,  Sucos e Água.
O evento em si era bem underground e o público-alvo eram pessoas jovens que cursam biologia. A chopada é uma forma de dar as boas-vindas aos calouros do curso. Por oferecer bebida alcoólica era necessário ter pelo menos 18 anos para entrar na festa.

O evento foi criado pelos próprios alunos, que queriam passar uma boa impressão para os calouros, e também arrecadar dinheiro com isso. Os organizadores nunca tinham feito algum treinamento ou trabalhado com algo parecido, mas eles pesquisaram bastante e botaram em prática, a ideia de fazer uma chopada para a calourada. A primeira edição desse evento fez um sucesso moderado. Por conta desse sucesso moderado a galera que organizou o evento gostou tanto que resolveu fazer uma parte dois dessa chopada underground.

O público esperado para esse evento underground era de 220 pessoas, mas acabou aparecendo mais de 360 pessoas.
O tema da chopada era alienígena, Fred um dos organizadores falou “A festa é de outro planeta, então quando os convidados entrarem na festa ficarão como se estivesse abduzidos e ficarão tão alienados que quando saírem da festa sentirão, falta desse evento de loucos”. E o público acabou gostando dessa referência.
O evento começou às 14h da tarde e nos primeiros minutos estava bastante tranquilo, depois de uns 30 minutos as pessoas começaram a chegar e a música começou a tocar a todo vapor. A festa contou com dois seguranças, um na porta e outro se movimentando pela granja toda, e felizmente não aconteceu nenhum tipo de problema. Ocorreu um problema, questão da bebida não refrigerar direito e o restante do gelo não chegar na festa, isso resultou que as pessoas reclamassem bastante, mas depois ficou tudo na paz.As chopadas sempre fazem algum sucesso, e tem um ponto forte que é a bebida liberada e isso atraí um público muito fiel a esse tipo de evento. E os organizadores do evento Abioduziu já comentaram que terá uma terceira edição.  


Por:Leandro Ferreira
2º Módulo Técnico em Eventos - IF Sudeste MG, campus Juiz de Fora

segunda-feira, 26 de junho de 2017

JF Noivas

A oportunidade de acompanhar a organização do Primeiro JF Noivas foi algo maravilhoso. O Evento contou com quatro organizadores: Megma Cerimonial e Assessoria, Le Grand Buffet, Fly Films e Bosque São Pedro – Espaço e Eventos.
A ideia do evento surgiu inicialmente a partir de um desejo de Letícia Petindá, proprietária do Botequim em casa, em expandir o mercado de casamentos com a criação do Le Grand Buffet. Seria algo de pequeno porte segundo Érika Márcia do Megma Cerimonial e assessoria, mas decidiram expandir o evento.
O projeto era criar uma nova forma de encontro de noivas, em formato de uma cerimônia e recepção, e não a tradicional feira com stands, mas uma forma com que os noivos se sentissem no seu Grande dia; foi convidado um fornecedor de cada segmento para expor o serviço.  Além do contato e é claro o tão pedido orçamento, foi interessante o contato entre as empresas que na maioria das vezes não têm oportunidade de interagir entre elas.
Alguns fornecedores foram convidados e alguns se interessaram, mas sempre com bastante cautela em não ter mais de um do mesmo ramo no local. Nenhum valor foi cobrado dos mesmos, pois não visava o lucro e sim consolidar a feira na cidade. Além disso, foi recolhido alimentos para serem doados posteriormente à Ascomcer. 
O evento foi divulgado através da rede social Facebook, foram disponibilizadas 120 vagas onde as noivas poderiam se inscrever preenchendo um formulário através de um link disponibilizado na página. Cada noiva tinha direito a levar um acompanhante.
Tivemos a presença de 38 fornecedores, dentre eles Blessed Cerimônias e Eventos, Mazocoli, Casamenteiro, Fogos Nicolino, V2 Locações, Aquarius Bartenders, Suzana Nascimento, Big Fest, Flora Tropical, Podium Eventos, Bruno Romuti, Só Vip Transportes, entre outros. Tivemos a simulação de uma cerimônia, toda montada originalmente para receber os noivos, modelos vestidos de noivos e dama de honra, clarinadas e uma linda queima de fogos ao fim da cerimônia. Coquetel volante ao término da cerimônia, dos mais sofisticados aos tradicionais salgados e canapés.

Uma estrutura magnífica de todo o evento, e ao final foi realizado um sorteio, onde cada fornecedor sorteava algo. As noivas tiveram direito a 8 fichas enumeradas de acordo com o número da inscrição, que foram entregues no momento do credenciamento e quem contribuísse com um kg de alimento, ganhava mais 8 fichas para o sorteio. Cada fornecedor tinha em sua mesa uma urna, onde seriam depositadas da forma que a noiva julgasse melhor.
Ao realizarem o pós evento, os organizadores chegaram à conclusão que valeria a pena cobrar um valor simbólico dos fornecedores, para garantia de que os gastos não ficassem apenas com os mesmos.


Por:Camila Schultz
2º Módulo Técnico em Eventos - IF Sudeste MG, campus Juiz de Fora

terça-feira, 20 de junho de 2017

Desfile de Moda Infantil Winter 2017


Desfiles de moda são eventos que ocorrem com o intuito de divulgar coleções que são criadas e que contam toda uma história, seja de inspiração ou da maneira como foi desenvolvida a coleção. Mas a concepção de um desfile vai além e, junto com as roupas, a ideia é passar um conceito, trabalhar tendências e principalmente criar desejo nos consumidores. Este desfile em questão foi realizado pela revista Viver e Crescer que é a única revista especializada no segmento infantil da cidade. Ela é produzida pelo grupo panorama, uma empresa familiar de Juiz de Fora com 20 anos no mercado. Hoje a Viver e Crescer é muito mais do que uma revista, é uma marca que valoriza as crianças e cultiva laços de família, produzindo eventos no qual essas crianças são valorizadas e passam momentos únicos com os pais.
O evento foi realizado no Olympo Centro Cultural de Eventos das 14h às 19h do dia 7 de maio de 2017. 
A montagem do evento começou ser realizada às 6h, que foi montada a estrutura das caixas de som, a passarela do desfile, alguns balões decorando as estruturas áreas onde as crianças ficariam após o desfile, um cenário para tirar fotos, um espaço para a venda de comidas e bebidas durante o evento, o camarim que foi organizado com espaço para recreação e os lugares onde os convidados e pais ficariam.
O evento se divide em duas etapas, o primeiro desfile com aproximadamente 50 crianças tinha início às 14h e o segundo desfile com aproximadamente 100 crianças às 17h.
Para o primeiro desfile as crianças começaram a chegar por volta de 13h30min para colocarem os crachás indicando o nome e o nome da loja na qual iriam desfilar para trocar de roupa e para se acostumarem com o ambiente e com o espaço de recreação. Faltando alguns minutos para o início do desfile, as crianças foram organizadas por ordem de tamanho e entraram individualmente na passarela.
No intervalo entre um desfile e outro aconteceu uma breve apresentação dos personagens de Bela e a Fera cantando e dançando e também a presença do personagem de Woody de Toy Story passando pelo evento tirando foto com as crianças.
Antes do início do segundo desfile teve também uma apresentação das Paquitas e do Txutxucão para divulgar o espaço de eventos da Casa X, logo depois da apresentação eles ficaram pelo evento tirando fotos com os demais convidados.
Enquanto isso, as crianças do segundo desfile já chegavam, colocavam seus crachás e se preparavam para o segundo desfile do dia. Pontualmente às 17h teve o início do segundo desfile, no qual algumas crianças entraram com seus pais com roupas mescladas, e outras crianças entraram em duplas.
Encerrando o evento, foram feitos agradecimentos dos organizadores em relação à presença de todos os convidados e em relação ao desempenho de todas as crianças que desfilaram. Logo em seguida, quando grande parte dos convidados já tinham se retirado do evento, a desmontagem começou a ser feita de modo rápido e prático, inicialmente pelo camarim e pelas caixas de som e depois por todo o restante do evento. 


Por: Renata Ribeiro
2º Módulo Técnico em Eventos - IF Sudeste MG, campus Juiz de Fora

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Colação de Grau do Curso técnico em Leites e Derivados

A colação de grau é uma cerimônia tradicional acadêmica e de caráter obrigatório para a outorga do grau aos alunos de ensino superior que concluíram os seus estudos.
 Antigamente não era comum vermos turmas de cursos técnicos fazendo colação de grau por conta do pouco tempo disponível para pagar o fundo de formatura. Atualmente, no entanto, tem-se observado o crescimento desse evento para cursos técnicos. Têm, inclusive, surgido empresas especializadas nesse nicho de mercado, que auxiliam a turma do início ao fim na hora de organizar uma formatura com poucos alunos e com pouco tempo para arrecadação de dinheiro.
A turma do técnico em Leites e Derivados do Instituto Cândido Tostes, com duração de dois anos, havia fechado a formatura com uma empresa de cerimonial. Porém, após alguns desentendimentos pessoais, muitos alunos acabaram saindo do fundo, chegando a restar apenas nove alunos dispostos a continuar. Diante disso, a empresa que haviam contratado, rompeu o contrato abandonando a turma, que acabou desistindo da colação de grau e organizando por conta própria o baile e a missa.
Quando voltaram a pensar em fazer a colação de grau, havia 16 alunos interessados em participar, porém um não pôde continuar, restando 15 alunos no fundo. A comissão de formatura fez orçamento em algumas empresas de cerimonial e se decidiram pela Dia D Eventos, empresa que realiza eventos sociais e empresariais, buscando planejar o evento de acordo com o perfil de cada cliente . Perguntei a duas alunas que faziam parte da comissão, o porquê da decisão e elas disseram que fecharam com a empresa, pois foi a que ofereceu o preço mais acessível. Além de terem recebido um tratamento muito atencioso, desde o início.
A colação de grau foi a última das solenidades a serem realizadas. Aconteceu no dia 28/04, no anfiteatro do Cândido Tostes. Para realizar o evento, não foi preciso montar muita coisa, pois o local já possuía a infraestrutura necessária, foi preciso montar apenas um tablado onde os alunos ficariam sentados durante a cerimônia.
Para chegar ao anfiteatro, era necessário andar um pouco dentro instituto, eu nunca havia ido lá e não sabia chegar, contudo, fui muito bem recebida e informada pelo porteiro do local. Houve um pequeno atraso para o início da cerimônia, algo que de certa forma foi bom, pois na hora prevista para começar, poucos convidados tinham chegado.
 O local adequou confortavelmente as pessoas, não ficando apertado e nem desconfortável. As normas protocolares, como composição de mesa e hasteamento das bandeiras, foram cumpridas corretamente. O paraninfo da turma não pôde estar presente no dia, por questões acadêmicas e foi substituído na mesa diretora por outro professor do curso. Entretanto, mesmo não podendo estar presente, mandou um vídeo prestando sua homenagem aos alunos.
Algo que achei interessante foi que no momento da colação em que cada aluno da turma é apresentado e homenageado, todos os alunos receberam homenagens, mesmo aqueles que não quiseram participaram da colação, mas que estavam presentes no palco.  Essa foi uma atitude bonita da parte dos formandos, pois muitas vezes não são todos os alunos que tem condições de entrar no fundo de formatura e o fato de todos receberem homenagem, mesmo os que não entraram, foi uma forma de mostrar a união e a amizade da turma, apesar de todos os desentendimentos que ocorreram antes. 

Por:Isabella Augusto
2º Módulo Técnico em Eventos - IF Sudeste MG, campus Juiz de Fora

terça-feira, 6 de junho de 2017

1º Ciclo de Palestras Do Núcleo de Geografia do IF SUDESTE MG – Campus JF

No dia 26/04/2017 teve início o “Ciclo de Palestras Do Núcleo de Geografia” no anfiteatro do bloco administrativo. As inscrições foram feitas online e algumas na hora do evento. Alunas do Curso de Eventos fizeram a conferência dos inscritos para que fosse providenciado os certificados. O ingresso para o evento foi a doação de 1kg de alimento, que foi doado para o Instituto Vitória, Abrigo Santa Helena e ao Grupo Espírita GEDAE.

                                  

Dando início aos trabalhos o Prof. Ciro de Sousa Vale deu abertura do evento chamando os participantes para compor a mesa. Normalmente não há necessidade de mesa neste evento, por ser informal.
Logo após a fala do Diretor do Campus, se toca o Hino Nacional, que neste tipo de cerimônia é instrumental e as pessoas se posicionam olhando para a Bandeira. Ao termino do hino é desmontada a mesa e seus participantes passam a fazer parte da platéia. 
Neste momento é anunciado o palestrante o Professor Doutor Ricardo Augusto Felício, do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP). Palestra está focada na área de Climatologia e nos questionamentos acerca do Aquecimento Global.

Por serem alunos adolescentes, surgiu o receio de que haveria evasão por parte dos mesmos, durante a palestra. Mas com o anfiteatro cheio tudo correu da melhor forma possível, com os alunos focados no discurso do Prof. Ricardo, que com muita desenvoltura conseguiu manter todos atentos ao assunto em pauta.
Ao final os alunos ainda ficaram para fazer perguntas, que o palestrante respondeu com toda gentileza.
Pontos a serem corrigidos com toda certeza, seria no final do evento ser oferecido ao palestrante e as autoridades convidadas um coffee break como forma de confraternização, sendo que isso faz parte do protocolo.
E o mesmo em relação às voluntárias, que se dispuseram a participar do evento.

                                     

Por:Lucia Silva
2º Módulo Técnico em Eventos - IF Sudeste MG, campus Juiz de Fora



sexta-feira, 2 de junho de 2017

Festa de 15 anos

Ser debutante é o sonho de grande parte das meninas e com a Thayna não foi diferente. Seu grande dia começou a ser planejado há um ano e a execução ocorreu no dia 22/04 as 22h, no salão da ADPM-JF com capacidade para 200 convidados.
A montagem do evento começou ás 10h, exatamente doze horas antes do início da celebração, e optou por mesas com tampão redondo, toalhas brancas, arranjo de mesa criativo, onde havia pequenas flores dentro de uma garrafinha que era revestida com um pano de tricô, mesa de guloseimas e mesa do bolo que foi composta por um bolo fake de 3 andares, cup cakes, doces e as lembrancinhas.
A decoração foi laranja e branco, assim como o vestido das 8 amigas, já a debutante optou por dois vestidos rosa, um para recepção dos convidados e o outro para valsa e apresentações. 

O tipo de serviço foi o empratado e optaram por não contratar um buffet, apenas fritadeira e garçons. O entretenimento foi dado por um DJ e audiovisuais que mostravam fotos e vídeos da aniversariante com família e amigos. As apresentações ocorreram da seguinte forma, primeiro entraram as 8 amigas segurando uma rosa, seguido de uma criança que segurava uma plaquinha escrito "lá vem a princesa", a aniversariante entrou e depois o príncipe que fez a troca dos sapatos e em seguida dançaram a valsa ele, pai e irmão. As amigas fizeram uma apresentação de dança e uma homenagem e então abriram a pista de dança para os convidados entregando os kits alegria. A festa teve uma equipe de cerimonial composta por uma recepcionista e duas cerimonialistas que foram organizando a cronologia dos acontecimentos.
A aniversariante cumprimentou todos os convidados em suas mesas e tirou fotos com cada um, como uma forma de agradecer a presença. De uma forma geral o evento foi muito bom, porém como todos os eventos ocorreram alguns imprevistos, como a hora no convite que estava incorreta, o DJ que não parecia estar muito harmonizado com a ordem dos acontecimentos e/ou não teve uma orientação prévia errou as musicas de entrada das 8 amigas e da apresentação. O parabéns foi cantado por volta das 2h e como, geralmente, o parabéns é entendido como o final da festa muitas pessoas foram embora antes do fim realmente previsto, talvez se tivesse sido cantado após a valsa e as danças isso não aconteceria. Algumas  cadeiras estavam encostadas na parede dificultando um pouco o serviço dos garçons, no mais ocorreu tudo dentro do previsto.

                          

Por:Thais Silva
2º Módulo Técnico em Eventos - IF Sudeste MG, campus Juiz de Fora