domingo, 12 de fevereiro de 2017

"TED - Experiências em Eventos"

O evento dessa semana foi uma noite de palestras organizada pelos alunos do 2º módulo de Eventos do IF Sudeste MG – campus Juiz de Fora, sob orientação da professora Gheysa Gama. O objetivo do trabalho foi elaborar um evento de cunho acadêmico, ao mesmo tempo levar conhecimento para os alunos e profissionais da área de Eventos de Juiz de Fora e região.
Realizado no dia 08 de fevereiro no anfiteatro do bloco administrativo do próprio instituto, o evento teve com o intuito proporcionar aos alunos do curso e profissionais da área um amplo conhecimento, vivido na prática por quatro profissionais de setores distinto do mercado de eventos.


O “TED- Experiências em Eventos” contou com a presença das palestrantes: Cris Bourgeaiseau cerimonialista em casamentos, Marina Costa fotógrafa, Lilian Arruda assessora de cerimonial e eventos Institucionais da Câmara Municipal de Juiz de Fora e  Patricia Gonçalves professora de eventos.



 Cada palestra tinham um tempo de duração de 20 minutos, após as duas primeiras palestra teve um coffee break oferecido aos participantes para uma maior interação, e o evento também contou com a presença de música ao vivo no momento do coffee.
  


O envolvimento dos alunos para organizar o evento, foi bastante importante, para todas as etapas de pré-evento e até mesmo no dia da execução, para que não ocorresse nenhum erro e saísse como tudo havia sido planejado, e no fim o resultado foi bastante proveitoso para todos.
  Ao final do evento percebi que a experiência vivida naquela noite foi bastante positiva para todos, que saíram dali com novos conhecimentos que para alguns ainda não eram explorados. O evento em si foi um sucesso, e já esperamos pela próxima edição.

Por: Pablo Jacob 
Aluno do 2º Módulo do Curso Técnico em Eventos

Noite Temática Alemã-Biergarten

Hoje venho apresentar a noite temática alemã que é fruto de um trabalho prático que nós alunos do 2° módulo de eventos do IF Sudeste de Minas Gerais realizamos no dia 11 de Janeiro de 2017 e que já virou tradição dentro do curso e no próprio instituto.


Em conversa com a Professora Maria Teresa, idealizadora do evento, sobre a tradição dos jantares, a mesma teve a ideia de fazer o jantar por sentir a necessidade de dar aos seus alunos a oportunidade deles levarem os conteúdos dados em sala para a prática, dando uma visibilidade sbore como funcionam os serviços. O evento, recorrente há mais de 2 anos, apresenta um tema diferenciado, escolhido pela mesma. Sendo assim, já foram realizados os eventos: Italiano, Espanhol, Árabe, Mexicano, Português, Francês e agora o 7° jantar com o tema Alemanha.
Inicialmente ficamos um pouco assustados, era tudo novo pra gente e algo que nunca tínhamos feito, ainda tivemos no caminho da preparação uma greve que nos atrasou um pouco e quando voltamos tínhamos um curto prazo para resolver tudo que faltava e já começar a fazer algumas coisas da decoração que iriamos fazer manualmente, só que não tínhamos dinheiro, já que o tempo para captação de patrocínio foi comprometido. Contudo abraçamos a ideia e fizemos um belíssimo jantar, preocupamos com cada detalhe na decoração, comida, bebida, atração, recepção, hospitalidade e pensando a todo momento na cultura alemã tendo muito cuidado para que os convidados se sentissem na Alemanha, se divertissem e saíssem de lá satisfeitos!


O jantar contou com 32 convidados, o Público-alvo são pessoas voltadas ao mercado de eventos, mas recebemos pessoas do IF como professores e funcionários, fornecedores e parceiros do evento e também alguns familiares que foram prestigiar os alunos. Optamos por fazer um jantar não tão formal levando um pouco para o rústico, utilizando a chita e a madeira que deram um toque especial e pela primeira vez o jantar saiu do instituto e foi realizado no Bosque São Pedro.


No dia do evento começamos a montagem às 9h, mas nós já vínhamos preparando algumas coisas durante a semana, um dia de muita ansiedade e correria. A turma de 13 alunos foi assim dividida: 5 na cozinha, 8 no salão com funções diferentes, na hora da montagem tinha pessoas responsáveis para cada função mas nada impedia de ajudar em outra tarefa se fosse preciso, e assim foi um ajudando o outro até o final. Como a turma não tem muitos integrantes teve que correr contra o tempo, mas por fim saiu superou as expectativas e o sentimento de etapa vencida tomou conta de todos nós! 

Os convidados elogiaram bastante, comida e bebida em fartura, atração foi o grupo de dança da associação alemã do Borboleta e no final entrosaram os convidados na dança e se divertiram!


E que venham novos desafios e descobertas!

Por: Karinny Oliveira
Aluna do 2º Módulo Curso Técnico em Eventos

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Mais uma etapa vencida: colação de grau dos alunos do ensino médio da E. E. Sebastião Patrus de Sousa

          


          O evento da semana é a cerimônia de colação de grau dos formandos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Sebastião Patrus de Sousa. O evento se realizou no dia 6 de dezembro de 2016 no salão Da Vinci do Independência Trade Hotel.
            Durante muito tempo não vinha sendo realizada a cerimônia de colação de grau dos alunos que encerram o ensino médio na escola. Como relatado pela cerimonialista responsável pela organização do evento, Keila Almeida, os alunos participantes do fundo de formatura do ano de 2016 demonstraram grande interesse na realização da colação de grau, pois para eles seria um momento marcante em suas vidas.


             Para a realização do evento foi necessário a montagem de palco, som, mesa diretora, cadeira para os convidados e alunos e decoração. Em conversa tida antes da realização do evento com a cerimonialista foi possível ter uma ideia de como ocorreria a montagem do evento o que foi possível se averiguar no dia da montagem. O palco foi a primeira estrutura a ser montada por ser mais complexa do que as demais, após foram colocadas cadeiras e o som. A decoração basicamente formada por flores foi o ultimo item a chegar no local do evento. No que se refere à montagem do evento tudo ocorreu como o esperado e de forma coesa.
            Após a montagem começaram-se os preparativos para a realização do evento. Os alunos foram encaminhados aos camarins juntamente com a diretora, coordenadora pedagógica e os professores que compuseram a mesa diretora, onde se arrumaram e vestiram suas becas, os alunos com a faixa azul que é a cor utilizada pelos alunos concluintes do ensino médio e os professores com as faixas e capas de acordo com a formação de cada um - pedagogia, lilás; biologia, verde; química, azul e também foi utilizado a cor branca pela diretora da escola. As becas foram alugadas de uma empresa terceirizada e o uso das cores estavam corretas.

            No palco foi colocado a cadeira dos formandos, a mesa diretora o púlpito e as bandeiras. A mesa diretora ficou situada no meio e mais a frente e nela foram colocadas, uma toalha branca que cobria totalmente os pés da mesa, as taças nas quais foram servidas água para os que a compuseram e um arranjo de flores não muito alto para que não atrapalhasse a visibilidade tanto do que compuseram a mesa como dos que estavam na plateia. Logo atrás foram colocadas as cadeiras dos formandos em forma de trapézio, em escada e de modo que no meio de duas cadeiras fosse possível ver o formando sentando atrás, tal montagem das cadeiras que foram ocupadas pelos formandos é válida, pois assim foi possível ver todos os formandos, mesmos os que sentaram atrás. Por fim o púlpito estava situado do lado direito dos que estavam no palco e um pouco a frente e a direita das bandeiras de modo que o mestre de cerimônias não atrapalhasse a visão das bandeiras, as quais estavam adequadamente formada;  Minas Gerais - Brasil - Juiz de fora.

            De acordo com o cronograma o salão deveria ser aberto às 19:30, porém, houve um pequeno atraso. Outro problema ocorrido na entrada do salão foi que a porta na qual foi feita a entrada é muito pequena e devida a grande quantidade de convidados houve um pouco de dificuldade para os convidados entrarem. Ainda em relação a entrada os formandos receberam 6 credenciais referente as cadeiras nas quais os convidados teriam direito de se sentar - 2 responsáveis mais a frente e 4 convidados mais atrás - e as pessoas as quais tinha essa credencial entraram primeiro e só após a entrada destes a entrada para os demais foi liberada.

            Houve atraso também para o início da cerimônia, cerca de 30 minutos. Depois disto deu-se inicio à cerimônia de colação de grau a qual desde o seu início até o final seguiu corretamente o protocolo: os alunos foram chamados; a mesa diretora foi composta - nela houve duas cadeiras vazias devida a ausência de dois professores homenageados -; a execução do hino nacional; a leitura das homenagens, discursos e juramento; a entrega das homenagens e a entrega dos canudos.

            O Mestre de Cerimônias contratado para o evento, Gil Horta, possui uma ótima postura e uma excelente dicção e não cometeu nenhum erro durante a leitura do script. A cerimonialista e as assistentes estavam adequadamente vestidas e se portaram bem durante todo o evento ajudando sempre que se foi necessário os formandos.
            A entrega dos canudos foi feita de modo organizado de forma que os formandos tivessem um espaço necessário para cumprimentar a mesa diretora, pegar o canudo e tirarem as fotos. E por fim a saída dos formandos foi organizada e eles foram dispostos no hall de entrada de acordo com a inicial do nome.

Aluna: Laryssa Ferreira Araújo

2º modulo Curso Técnico em Eventos