sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

“Pontes: do estudo à concretização organizada"


O evento escolhido dessa semana foi um evento acadêmico, chamado “Pontes: do estudo a concretização”. Organizado por um grupo de alunos da faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFJF que fazem parte de um projeto de extensão o GEMAU, contou com palestras, exposição e uma mesa redonda.

O evento ocorreu no dia três de novembro no edifício Itamar Franco, na própria Universidade, e teve como objetivo “promover o debate sobre um tema que tangencia a atuação de engenheiros e arquitetos, mas também a discussão de um tema de fundamental importância nas conexões da cidade. As pontes são, além de um elemento físico de ligação, uma construção que permite outros diversos desdobramentos, como a mudança social de uma determinada área frente a implantação de um projeto que agora conecta dois bairros, o impacto socioambiental de um objeto para a população, a facilidade da mobilidade... Além do super valor estético que ela pode assumir”, explica José um dos organizadores. O evento contou com três palestrantes de dentro de campus e um de fora.

A montagem começou um pouco depois do planejado, mas ocorreu todo bem e não houve atraso para o início da primeira palestra que estava marcada para as 14:30. Todos da equipe foram gentis apesar de toda a correria e nervosismo. A equipe da montagem sinalizou todos os pontos importantes do prédio para que todos estivem bem situados do local da palestra como também dos banheiros, bebedouros e extintores de incêndio. Nesse período também ocorreu a montagem de uma exposição com maquetes de pontes famosas feitas pelos alunos do GEMAU.
Tudo ocorreu bem durante as palestras, apenas a falta de um guia para as autoridades que iriam compor a mesa honra para que eles não ficassem em dúvida em relação ao local que deveriam se sentar. A mestre de cerimônia falou muito bem e todos conseguiram entendê-la, mas ela estava com uma vestimenta inapropriada para sua função sendo um vestido justo, florido e colorido sendo que essa função pede algo mais formal.


Num todo o evento cumpriu com seus objetivos e os participantes ficaram satisfeitos com o tema abordado e com a ótima experiência que tiveram. Uma das participantes disse: “gostei muito do evento, pois contribuiu como um complemento à minha formação (Arquitetura e Urbanismo). Trouxe diferentes visões sobre o significado de pontes no meio da construção civil e muito exemplos, que ajudou numa melhor visualização no contexto urbano. As palestras foram bem completas e apenas uma ultrapassou o tempo estipulado, mas, mesmo assim, atingiu minhas expectativas’’, relatou Marla de Oliveria.
Por: Yasmin Suani
Aluna do 2º Módulo - Técnico em Eventos.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Gastronomia e arte


A instituição CES JF, localizada em Juiz de Fora, proporciona aos familiares, professores e convidados dos alunos do curso de Gastronomia um jantar temático, planejado e executado por eles. Os alunos da turma da noite escolheram o tema “Gastronomia e Arte”. Esse tema demandou muita atenção por parte dos organizadores, já que os mesmo buscavam a integração desses dois fatores de uma forma clara e harmônica.
A turma contava com 20 alunos e com o auxilio da professora da disciplina de eventos da instituição, o inicio do planejamento do evento deu-se em agosto de 2016 e foi executado no dia 13 de novembro de 2016, no espaço de eventos Gutierrez Milione no bairro São Pedro.

Os alunos pensaram em todos os detalhes para que os convidados compreendessem a temática do jantar, mas ao mesmo tempo se sentissem confortáveis. Eram realizadas reuniões semanais onde eram discutidas as etapas do evento, apesar da turma ter sido dividida em duas equipes, 8 alunos na cozinha e 12 alunos no salão, nas reuniões todos opinavam e levavam sugestões para a obtenção do sucesso do jantar.
A turma conseguiu o apoio de vários patrocinadores e apoiadores podendo assim enriquecer ainda mais o evento, a equipe do salão, por exemplo, contou com o apoio de um profissional da área de eventos que os auxiliou na melhor maneira de realizar o serviço e servir os convidados, deixando-os mais confiantes e garantindo a satisfação do publico.

Apesar da preocupação com o conforto dos convidados o evento contou com muito requinte e sofisticação, era possível notar isso a partir da decoração, já que logo na entrada o público se deparava com um teto de orquídeas brancas além de lindos arranjos espalhados pelo salão. O evento contou também com alguns músicos instrumentais que encantaram a todos ao tocarem durante todo o evento saxofone, violino e teclado.

É claro que o menu pensado pelos alunos tinha que ter a cara do evento, por isso eles optaram pelo serviço empratado e apresentaram aos convidados montagens lindas dos pratos, mas tomando cuidado para não apresentar aos mesmos nenhuma dificuldade na hora de degustar as iguarias. O jantar contou com uma entrada que era composta por uma salada acompanhada por um molho, um prato principal que tinha como característica o agridoce na união do melaço com a carne de porco e finalizando uma sobremesa belíssima e pouco conhecida, a dacquoise, mas que agrada o paladar de quase todo mundo já que um de seus elementos principais é o chocolate. Para harmonizar foram servidas bebidas dentre elas vinho tinto e espumante. E finalizando o jantar os convidados foram servidos com um café expresso de excelente qualidade.


Para que não houvesse nenhum atraso os alunos se organizaram e começaram a realizar as compras dos materias que iriam compor a decoração uma semana antes, já os insumos para o preparo dos pratos foram comprados 3 dias antes do evento e os pratos começaram a ser pré-preparados dois dias antes, isso a partir de testes que foram feitos anteriormente para garantir a durabilidade desse alimentos que seriam pré-preparados. No dia do evento os alunos só ficaram por conta mesmo da finalização dos pratos e conseguiram cumprir com a programação estipulada.
O que podemos caracterizar como ponto negativo do jantar seria o atraso na chegada de alguns dos organizadores, já que foram estipuladas funções para todos os membros e isso poderia atrasar a entrega de alguns dos serviços, mas não foi o que aconteceu.

O jantar contou também com um cerimonial, que ficou responsável pala abertura e condução do evento, também fizeram parte do cerimonial, homenagens e agradecimentos por parte dos alunos aos pais, professores e patrocinados com entregas de brindes e presentes. Foi um momento de muita emoção no qual era possível notar no brilho no olhar dos pais e professores, e a sensação de dever cumprido por parte dos alunos.

Estavam presentes no jantar cerca de 140 convidados e em conversa com alguns deles foi possível constatar que a turma atingiu o objetivo desejado, que era a satisfação dos mesmos. Todos elogiaram a boa música, o conforto do ambiente e a excelente comida.

Por: Igor Mendes Lima
Aluno do 2º Módulo - Técnico em Eventos

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Almoço Cozinhando pra Jesus







Nada melhor que um almoço de domingo para comemorar a formatura do curso de culinária “Cozinhando pra Jesus”.
O almoço e o curso aconteceram na Igreja Batista Estrela da Manhã, no bairro Santa Terezinha. A igreja possui uma cozinha industrial onde doze alunos frequentaram o curso por 3 meses, em encontros semanais de 2 horas.
Maria Amélia, a professora do curso, que é cozinheira de mão cheia, organizou e conduziu o almoço para 300 pessoas, onde os alunos participaram no preparo dos pratos.
A organização do evento foi dividida em duas frentes: cozinha e salão, esta última a cargo da Karine, para que nenhum detalhe passasse despercebido.
Para o cardápio foram escolhidos pratos internacionais como Frango a Kiev, Salada Caprese no pão italiano, Ratatouille, Carne de Porco à Moda Africana ao molho agridoce e o insubstituível e brasileiríssimo arroz branco soltiiiiiiinho. Havia também 5 opções de sobremesas e bebidas – sucos, água e refrigerantes.
Para possibilitar um correto cálculo de quantidades, no momento da compra do convite era informada a preferência de carne: frango ou porco. Três dias antes do evento as compras foram feitas e alguns pré-preparos iniciados.

A divulgação feita pelos alunos do curso, no boca a boca da igreja fez com que os convites se esgotassem rapidamente.
O almoço aconteceria sob tendas ao ar livre mas as fortes chuvas às vésperas do evento, fizeram com que as organizadoras optassem por um plano B que era uma tenda fechada. A montagem do local e decoração se iniciou na véspera: mesas alinhadas, 6 pessoas por mesa, espaço para circulação dos garçons. Tudo pensado para proporcionar momentos agradáveis em família, regados a boa comida e também para facilitar o serviço.
Os lugares foram previamente distribuídos e, prismas com os nomes dos convidados indicavam o assento de cada um e também, pela sua cor, a opção de carne. Grande sacada!!!! Sobre as mesas foi colocado o menu com os nomes dos pratos e arranjos de buganvilles, alecrim e louro que, além de enfeitar, perfumaram o ambiente.
Após o preparo na cozinha, os alimentos foram levados para uma área de empratamento. Este tipo de serviço foi escolhido em função de ser mais prático e rápido. Foi feita uma linha de montagem dos pratos e a “chef” finalizava a linha, verificando se estavam padronizados em relação a quantidades e posição dos alimentos. Os pratos para crianças tinham composição e quantidade diferenciadas.

A cor escolhida para os uniformes de toda a equipe foi preto e branco. Todas vestidas com muito charme e lenços. Afinal dá para trabalhar e ter estilo…
Ao meio dia pontualmente foi liberada a entrada dos convidados. Uma equipe de recepcionistas dava as boas vindas e direcionava para as mesas, recolhendo os convites.
Devido ao grande número de convidados muitos itens foram alugados como pratos, talheres, taças, mesas e toalhas. Durante o almoço foram lidas curiosidades sobre os pratos e agradecimentos a todos os envolvidos no evento.
Tanto as organizadoras quanto os convidados, sugeriram como ponto a ser melhorado num próximo evento, a organização na entrada. A forma como foi feito o plano de lugares não ofereceu a agilidade necessária na chegada dos convidados: poderia ter sido feito em ordem alfabética ou pelo nome das famílias de forma a facilitar a localização. As mesas também não estavam numeradas o que dificultou um pouco o trabalho das recepcionistas. Segundo as organizadoras deveria ter ocorrido uma reunião anterior ao evento, com todos os que trabalharam, principalmente com pessoal da recepção para passar todos os detalhes.
Mas de modo geral tudo correu dentro do planejado e a preocupação de cativar os convidados foi plenamente recompensada pois, todos saíram satisfeitos. Tanto que uma nova edição do curso e do almoço já estão prometidos!!!!



Ah e o segredinho final que a Maria Amélia deixou escapar: foram usados temperos muito especiais no preparo da comida – AMOR, ALEGRIA E JESUS NO CORAÇÃO. Com esses ingredientes o sucesso de qualquer evento está garantido!!!!


Por: Luciene Ribeiro de Castro
Aluna do 2º Módulo do Curso Técnico em Eventos