quinta-feira, 12 de junho de 2014

Santa Semana Silk – Sunset Privilège : Festa elitizada com o mesmos problemas recorrentes.



No feriado da Semana Santa, o grupo Privilège esse ano promoveu  Sunset’s (festas que se passam durante o pôr do sol) em Búzios, cidade turística localizada no estado do Rio de Janeiro, onde já possuem uma casa noturna. Durante todos os dias do feriado, produziram festas, que aconteciam depois da praia e antes da balada propriamente dita, entre 16h e  22h. O cenário escolhido foi o paradisíaco Silk Beach Clube, localizado de frente para a Praia Brava.

Para atrair o público, turistas que vieram de toda a parte do Brasil para aproveitar o feriado no balneário, três grandes “day parties”  foram produzidas pelo grupo Privilège de 18 a 20 de abril, contando com as atrações:
18/04: Mikonos Paradise com o som dos DJs Fabo e Marco Perez levando para o local a verdadeira atmosfera da ilha grega.
19/04: Sunset Privilège com o DJ holandês Karmon
20/04: Terrase Day Party Búzios encerrando a programação com Amanda Chang e Voight.

O intuito das sunset’s era a integração e descontração das pessoas e atrair público para as festas do Club Privilége à noite. O público consistia em jovens elitizados e que estavam dispostos a curtirem o feriado.
Apesar do projeto ter sido um sucesso de público e atingir as perspectivas dos organizadores, ocorreram problemas que vem se repetido nas maiorias dos eventos.
Primeiramente a falta de atendimento, só havia um bar, com duas pessoas para o caixa onde eram retiradas as fichas, ocasionando grandes filas, e depois do cliente comprar suas fichar ele ainda enfrentava outro transtorno que era conseguir pegar sua bebida, onde só havia mas outras duas atendentes para isso.

Uma alternativa para solucionar o problema, seria disponibilizar um outro bar que era exclusivo para garçons para combos e sempre estava vazio, para pessoas que desejassem só comprar dose.

Outro problema que assola os eventos hoje em dia são os banheiros insuficientes para a quantidade de público, gerando fila e desconforto aos convidados.

Só havia este banheiro: sendo um feminino com duas cabines e outro masculino, com uma cabine e mictórios.
Assim concluo que o evento foi de grande sucesso e inovação, mas que ainda persistem os mesmos problemas de solução simples que, independente de ser uma festa para pessoas de padrão social elevado, ocorrem da mesma forma.
No feriado de corpus christi o evento voltará a cidade, e a produção promete solução para os problemas e muitas novidades para o público.




Por Pâmella Gaudio de Barros, estudante do segundo módulo do Curso Técnico em Eventos.
Disciplina: Planejamento e Organização de Eventos

Com falhas sim, mas sem descer do salto!



Às 22 horas do dia 31 de maio, na cidade de Bicas, aconteceu o tão esperado Miss Gay Zona da Mata 2014. Esta foi a primeira edição do evento, cuja expectativa de novas edições parece ser grande, se considerarmos a boa aceitação do público em geral.  O Esporte Cube Biquense foi escolhido para sediar a atração, que contou com pessoas importantes na sociedade biquense, incluindo o prefeito Dr. Geraldo Magela, um dos apoiadores da iniciativa.

Mesmo tratando-se  de um evento voltado para o público LGBT, 49% era heterossexual. Famílias inteiras ocupavam as mesas reservadas, mostrando-se entusiasmadas com as apresentações das candidatas a Miss.   O organizador da Festa, Kosme Roberto Fernandes, e o  promoter, Diego Stephano, trouxeram  à população de Bicas um divertimento sem igual, com atrações musicais e números de dança de “transformes” e “gogoboys”, anunciados por dois mestres de cerimônia.
Sem tirar o glamour da festa, houve um pouco de tumulto no começo da noite, pois a passarela prevista estava com 4 metros a menos e o mapa das mesas foi refeito de última hora. Dois dos organizadores resolveram remanejar os convidados, ou seja, o convidado chegaria com um número de mesa, porém seria reacomodado. Algumas pessoas, que se sentariam próximas à passarela, não ficaram nada satisfeitas com a troca repentina, reclamando da equipe de organização. 

Outras questões interferiram na condução do evento. A escada por onde as Misses deveriam descer não foi sinalizada, atrapalhando a passagem do público. Logo no início da noite, quando os convidados estavam chegando, uma senhora idosa tropeçou na ponta dos degraus. Imediatamente, colocaram uma decoração na escada que a tornou visível, evitando outros acidentes.

Controlados os ânimos daqueles que se incomodaram com os imprevistos, a cerimônia teve início com duas horas de atraso. O desfile foi muito aplaudido, as candidatas estavam bem vestidas e maquiadas. No entanto, não havia alguém para conduzi-las à passarela.  As candidatas, que usavam saltos de até 15 centímetros, sentiram-se desconfortáveis, assim como a plateia. Tanto que, após a descida da primeira participante, um convidado robusto começou a auxiliar as transformistas.  Estes problemas, aparentemente pequenos, foram todos resolvidos, mas causaram má impressão aos convidados, receosos de que algumas das modelos se machucassem na descida da passarela.

Um ponto alto do evento foi a apresentação dos artistas Marcela Salorrana – que fez um cover de Alcione e, depois, uma apresentação transvestida de Tati Quebra Barraco  - e  Pamela Star – que cantou a música “New York, New York”, vestida de Lisa Mineli.  Em outro momento, Pamela deixou todos empolgados com uma outra apresentação, em que começou a cantar e dançar vestida de mulher até ir ser despindo para terminar a performance como um homem.  Entre uma apresentação e outra, a iluminação do palco teve que ser reconfigurada, já que a visão dos espectadores ficou prejudicada com o uso insuficiente dos holofotes. No entanto, o problema foi rapidamente resolvido.

As candidatas à Miss Gay concorreram nas seguintes categorias:  Traje, Passarela, Simpatia, Desenvoltura, Elegância e Conjunto. O prêmio principal foi para Louise Letage, de Muriaé. Em segundo e terceiro lugares foram eleitas  Amanda Becker , de Cataguases, e Morenna Rhamonny, de Além Paraíba, respectivamente. A faixa e a coroa foram entregues à  Louise Letage pela Miss Brasil Gay 2013, Sheila Veríssimo.  A ganhadora deste ano irá concorrer ao título de Miss Brasil Gay 2014, em Juiz de Fora .  Após o encerramento do desfile,  o salão  transformou-se em uma discoteca com música eletrônica e batidas características das noites LGBT.

Mesmo com algumas falhas, à medida que despediam-se da festa, os convidados, de perfis diversos,  faziam questão de ressaltar o quanto divertiram-se , já ansiosos pelas próximas edições do evento.


Por Rosane Pontes e Salviano Soares - 2º módulo Eventos