terça-feira, 15 de janeiro de 2013

O Profissional de Eventos em relação ao planejamento e a organização

Evento pode ser definido como qualquer acontecimento que desperta interesse especial, capaz de atrair público e de mobilizar meios de comunicação. Assim, a realização de um evento depende principalmente do planejamento e da organização para que se obtenha o sucesso do mesmo.   Planejar e organizar não são sinônimos, mas um complementa o outro, pode se dizer que organização é em síntese, um planejamento eficaz. Planejamento e Organização complementam-se; um não pode existir sem o outro, pois não há como se planejar sem organização e organizar, sem planejamento.

      O evento pode ser dividido em três fases: pré-evento, evento e pós-evento: é na fase de pré-evento que  é feito o planejamento, que inclui uma série de atividades relacionadas com a preparação do mesmo. Assim, ao fazer o planejamento de um evento é preciso ter em mente as expectativas dos participantes do evento, de forma a desenvolver atividades que permitam atendê-las.

     Também é necessário que o profissional esteja devidamente preparado e seja qualificado adquirindo informações e prática. O diferencial está na estratégia que permeará toda a realização e a interface com os participantes. A estratégia pode ser definida como sendo de propaganda, promoção de vendas, marketing, publicidade entre outras.

     Porém a qualidade dos profissionais de organização de eventos que não acompanhou essa evolução, a repetição, falta de criatividade, e sem contar os inúmeros profissionais se aventurando, sem conhecimento sobre as atividades do setor, e muitas vezes, tal situação acarreta desilusões aos participantes, aos clientes e pode, ainda, não trazer os resultados esperados, isso fez com que muitos eventos tornassem banalizados o  que acaba gerando problemas pois não atende as expectativas .

     E com essa carência no mercado tem possibilitado o surgimento para os profissionais de evento como uma oportunidade de especialização, uma vez que requisitos antes não tão observados passaram a ser imprescindíveis, ou seja, a criação de novas ideias, melhor estruturação e capacitação na área, em comunicação etc.  com isso o profissional passa a ser reconhecido pelo seu trabalho se especializando em determinada área para garantir o sucesso e atender as necessidades e expectativas do seu público, uma vez que hoje a várias possibilidades de se tornar um profissional qualificado e respeitado no mercado pelo seu serviço prestado .
Autora: Emiliany, 2° Módulo Técnico em Eventos

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Profissional de Eventos: oportunidades e desafios.



De acordo com dados do SEBRAE, acontecem, anualmente, no Brasil mais de 330 mil eventos, envolvendo 80 milhões de participantes, resultando na geração de cerca de 3 milhões de empregos diretos, terceirizados e indiretos. É sabido que o nosso setor cresceu aproximadamente 300% nos últimos 10 anos e tem uma perspectiva de permanente crescimento para os próximos anos. Uma vez que os eventos são realizados com as mais diversas finalidades, o turismo de eventos tem sido o segmento mais disputado entre os países, já que os turistas desse ramo tem o costume de se hospedarem por longas estadas, frequentar o equipamento turístico local e despenderem muito dinheiro em suas ações. Um fator que não podemos deixar de ressaltar é que o turismo de eventos independe de fatores climáticos e podem ser usados também como estratégia de um município para minimizar a sazonalidade.
Sabendo disso, não podemos deixar de nos qualificarmos cada vez mais. Devemos sempre buscar fomentar nossa sede do saber e sacia-la com informações e práticas que nos façam entender e saber lidar melhor com as situações adversas e desafiadores a que nos são impostas a cada planejamento e organização de um evento. Sermos seguros, disciplinados, flexíveis, termos raciocínio rápido, paciência e a qualidade que eu considero mais importante em nosso segmente, pró-atividade. Creio que se encararmos todos os desafios e oportunidades sempre com muita pró-atividade, irá tornar nossos afazeres mais práticos e assim, fazendo com que os mesmos sejam realizados com qualidade e dentro do cronograma proposto, esse outro fator muito importante para o bom planejamento do evento.
Mesmo sabendo que nossa profissão é pouca reconhecida pela maioria das empresas especializadas do ramo e que a sociedade em si não dê importância para o organizador de eventos, pois como sabemos (e muito) todos se acham capazes de planejar e organizar um evento, depende de nós mesmos que iremos para o mercado de trabalho mudar esse panorama, uma vez que teremos como aliados os 2 megaeventos esportivos de maior calibre mundial no próximos anos em nosso país. É preciso aproveitar essa oportunidade, tomando-a como desafio, para, a partir de então sermos reconhecidos e valorizados no cenário laboral, de forma que façamos valer o que os mais sabidos da área afirmam: ‘’o turismo em todas as suas concepções, inclusive o de eventos, será a profissão do futuro’’.
O grande problema nessa afirmação, que soa muito otimista, é que o futuro ali entendido como para daqui alguns anos, é o agora, é o presente.
Pensem nisso!

Autor: Jeferson Rezende, 2° Módulo Técnico em Eventos

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Moldando Juiz de Fora, A cidade dos eventos.



É visível o grande aumento de demanda no mercado de eventos em Juiz de Fora, e atualmente também de oferta. Os empresários, profissionais de eventos, e até mesmo leigos e ambos os assuntos tem percebido que os projetos atuais têm tido aderência e que ainda possui um público potencial, longe de escassez.
  O crescimento não está focalizado em um só tipo de evento, há um avanço na questão de infraestrutura, investimentos e produção de eventos sociais (casamentos, aniversários e formaturas,) científicos, festas e shows. Avanços muitas vezes apenas quantitativos e não qualitativos, infelizmente.
   De maneira prática isso se reflete em salões de festas a partir de uma construção privada, de casas, por exemplo, de inaugurações de novas casas de shows, e de eventos externos captados para cidade, já que Juiz de Fora possui vários atrativos para sediar eventos de grande repercussão e importância. Diante de tantas novidades e opções é preciso trabalhar cada vez mais a questão do diferencial para não ser excluído do mercado, no caso de produtoras já atuantes. E se lançar já tendo um modo de se estabelecer, no caso de novos empreendimentos.
  Aí a gente de se pergunta, todo esse crescimento é bom? E como tudo na vida, nos deparamos com lado positivo e negativo. A criação de salões em estruturas que não foram pensadas pra isso cria problemas com a acústica, má divisão do espaço, ventilação, localização, entre outros. Assim como problemas de eventos e empreendimentos fracassados, por não terem sido bem planejados ou por questão de amadorismo em sua produção.
 Como resultante dessa grande oferta de entretenimento num leque cada vez maior de opções, temos um aumento da exigência do público e por conta disso é necessário cada vez mais possuir os melhores atrativos, ter a melhor divulgação e as maiores novidades.

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A produtora de eventos Imperador lançou na rede o anúncio de uma novidade que estaria por vir, não deixando claro do que se tratava, em contato com um sócio do empreendimento obtive conhecimento de qual a natureza da novidade. Eles a denominam de Império 360°, e trata-se de um novo conceito. Nesse evento o palco ficará localizado no meio do salão, no avançar do projeto a ideia é que ele seja redondo e sob uma superfície giratória dando a ele um giro de 360°. O “Império” será na antiga Multiplace, local visto pelo produtor como um dos melhores de Juiz de Fora, Ele diz: “Os problemas do Multiplace é que o local está “queimado”, não por conta do local, mas por conta dos eventos mal organizado lá.” Ele disse também que solucionará os problemas de iluminação do local, já que agora a casa será deles. A empresa é um exemplo prático do que esta acontecendo, o mercado está ficando cada vez mais exigente e diante disso é preciso sempre inovar e oferecer o diferencial pra se sobrepor ao concorrente.

Autora: Sandy, 2° módulo Técnico em Eventos