segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Megaeventos: Brasil rumo ao fracasso?




     Vamos primeiro entender o que é um megaevento: evento de lazer e turismo em larga escala, como os jogos olímpicos. Geralmente é de curta duração e seus resultados permanecem por bastante tempo na cidade em que sediam. Está associado à criação de infraestrutura e tende a projetar uma imagem positiva da cidade-hóspede por meio da mídia nacional e internacional.

         O Brasil está prestes a sediar dois dos maiores eventos esportivos mundiais. E o fato é que tanto as Olimpíadas de 2016 quanto a Copa do Mundo de 2014 serão o grande fracasso do Brasil. Mas, apesar de ambos serem megaeventos e ainda quase que “grudados” em relação ao tempo, meu maior receio, como futura profissional da área e como brasileira, ainda é a Copa.

      O motivo mais óbvio da minha preocupação, todos já devem saber: a falta de infraestrutura do país. Muitos não sabem, mas o Brasil só será sede da Copa porque foi o único país do continente sul americano a se candidatar e esse foi o primeiro erro: o Brasil só foi escolhido porque era a única opção. O fato é que ocorrerão grandes obras que poderão acarretar em desvios de verbas.

       Há ainda a possibilidade das obras não se concluírem ou não alcançarem a sua meta inicial, o que não será bom para a reputação do Brasil, que já não é tão boa quanto parece.

      Agora já não tem jeito de voltar atrás o Brasil será a sede da Copa e das Olimpíadas, a não ser que aconteça um imprevisto muito gigante. Vamos sentar e esperar o fracasso do Brasil, não de nossos jogadores e atletas, e sim de nosso país, que através de nossos governantes que preocupados em se promoverem, aceitaram esse desafio, sem pensar nas conseqüências.
  
          Brasil, rumo ao fracasso ou à glória???
    
        Fica no ar essa pergunta, para que possamos analisar tecnicamente e criticamente, se realmente valerá a pena todo esse sacrifício para a realização desses dois megaeventos. 

Por: Thaíse, 2º módulo T.E.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

JF Folia

  
   O JF Folia esse ano aconteceu nos dias 14 e 15 de Outubro no parque de Exposição - um espaço especialmente destinado a eventos deste porte - e que foi preparado para receber toda alegria dos micareteiros com mais conforto e estrutura. Pelo crescimento de cada edição esse ano completou 10 anos.
     

   No dia 14 houve atrações como:Ivete Sangalo,Mc Naldo e Akikalô,uma mistura extraordinária de axé com funk.
 
    No dia 15 atrações como:Eva,Michel Teló e Dj Morango,mistura de axé com sertanejo.Com todas essas atrações a festa se tornou mais quente.


   Nessa edição comemorativa o evento incorporou a alma baiana e trouxe o carnaval mais famoso do mundo para perto de você"A Bahia é aqui".Com isso no parque teve locais adaptados como:O Mercado modelo,O Bloco Lua,Circuito Ondina e a Praça salvador.


   O camarote Farol da Barra foi instalado no centro do parque com 1600 metros quadrados,com varandões nos quatro lados e foi rodeado por 3600 pelo Bloco Lua.Com visão total para o circuito Ondina que possuiu serviço de Open bar,antes e depois DJ`s na pista de dança.


   O passaporte camarote Farol da Barra Open Bar masculino custou 240,00 e o feminino 170,00.Já o passaporte Camarote Axé custou 110,00 e era voltado para patrocinadores,empresas e grupos de amigos.


  A maioria dos jovens que dependeram do dinheiro dos pais para comprar seus ingressos ou sua mesada, teve que ainda economizar para o dinheiro de passagem e até da refeição.


  A afirmação"A mordomia que todo baiano gosta" frustou muitos baianos,pois dá a entender que eles são folgados.E também a afirmação"A Bahia é aqui" não tem nada a ver, porque Juiz de fora não possui praias e não se compara eventos de um lugar para outro.


  o jF Folia é com certeza a maior micareta de Juiz de Fora,ou seja,carnaval fora de época e que muitos juizforanos e também de outras cidades aproveitaram e tem sempre uma história para contar.



Letícia - 2º Módulo TE