quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A Copa do Mundo é nossa?





Bem, eis a questão! A copa do mundo é nossa... Por quê? E pra quê?
Com tantos problemas, sociais, econômicos e políticos que o Brasil enfrenta acredito que a copa em 2014 será um peso.

Veja essa citação do blog de Rafael Oliveira:
"O Brasil não é Bangladesh e não tem nenhuma desculpa para permitir, no século 21, que pessoas morram em deslizamentos de terras causados por chuva." - Declarou Debarati ao afirmar que as mortes relacionadas a enchentes no Brasil não estão relacionadas aos fenômenos naturais, mas sim ao "descaso político.”.

O Brasil já passou por 37 enchentes nos últimos 10 anos, cada vez sendo mais frequente no país. Segundo a ONU, o Brasil tem dinheiro para investir nessa área e evitar mortes.

"Brasil é um país que já sabe que tem esse problema de forma recorrente. Portanto, não há desculpa para não se preparar ou se dizer surpreendido pela chuva. Além disso, o Brasil é um país que tem dinheiro, pelo menos para o que quer". - Declarou a consultora da ONU.

Pois bem, não é justo, o Brasil deixar de lado esses problemas, para dar prioridade para a copa do mundo!

Tudo isso para que?Para ganhar status?Para passar uma boa imagem para os outros países?Sinceramente acho ridículo e desnecessário isso!

Nós não temos “condições” necessárias para a realização de um megaevento como tal.

Para isso, o governo vai dispor de muito dinheiro para a concretização desse tão importante acontecimento.Dinheiro esse que poderia estar sendo investido em condições melhores de vida, saúde, educação, para os brasileiros. Porém, a  ambição, o desejo de chegar a frente, e projetar uma imagem positiva do país falam mais alto! Até concordo que com esse megaevento de caráter internacional a economia do país será desenvolvida, tal como a atividade turística, e quem sabe chegaremos lá no topo de país desenvolvido (rsrsrs duvido!) só acho que isso não é prioridade no momento.

E isso não é tudo. A questão ambiental, também... O Brasil com toda sua prosperidade ambiental, maior floresta e biodiversidade, tem por obrigação ser um marco e exemplo de sustentabilidade, na copa. Será?Acho meio difícil, mas enfim, acho que os governantes, presidentes, deveriam ser mais “humanos” e pensar no próximo, bem como na vida de gerações futuras, e não somente no status/posição social e econômica do país!

Yuri, 2º Módulo Técnico em Eventos

domingo, 28 de agosto de 2011

Igualdade e Respeito



  E mais um mês de agosto chega e com ele um dos maiores eventos da nossa cidade: o Rainbow Fest que esse ano será de 15 a 21 desse mês.
  Com o arco-íris como um símbolo presente em todo período do evento, o Rainbow Fest é uma ferramenta utilizada pra construir uma nova imagem do homossexual perante a sociedade, porque afinal nem tudo são cores.
  Todo o brilho e alegria se convertem em bom senso e informação no intuito de mostrar a toda a população que é possível viver em uma sociedade sem preconceitos.
  O evento é o ponto de encontro entre a população LGBT  e os simpatizantes de todo o país e consegue mobilizar os cidadãos e movimentar a economia. Conta com uma mega estrutura que em 2011 completa sua 14ª edição, e vem se expandindo cada vez mais. Com o passar dos anos, ganhou cunho social ao incorporar à festividade palestras, seminários, exposições, peças de teatro e mostra de vídeos e cinema.
  Durante a semana Rainbow acontece a famosa Parada do Orgulho Gay que está em sua 9ª edição esse ano e tem como tema "Sou Juiz de Fora, sou MGM" e também acontecerá o 35º Miss Brasil Gay.
  Observando o Rainbow Fest, podemos considerar que trata-se de um evento para promover a interação das diversidades, no sentido mais amplo, para dar espaço a um movimento social em prol da luta pela cidadania gay e contra a discriminação e que traz consigo todo o glamour de um desfile de Miss. Enfim, um evento completo, regado à purpurina e luta por garantia de Direitos.

Para mais informações entrem no site: http://www.mgm.org.br/portal/

Beeijos

Por:  Alessandra, 2º módulo de Eventos

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A tal “Festa da Bixarada”



   A famosa festa de recepção aos calouros (ou bichos) do IF (antigo CTU) ocorre todos os anos e é organizada pelos alunos do Grêmio Estudantil do campus. Neste ano a festa “a fantasia” foi realizada no Multiplace, no mês de abril e foi bastante comentada, porém poderia ter sido melhor.

  Para um jovem comum que gosta de curtir e zoar, a festa “teve bom pakas”, como dizem por ai, mas não era preciso ser profissional na área para perceber alguns pontos negativos do evento.

  Podemos começar com a venda dos ingressos, que foi muito maior que o número de pessoas que o local comportava, então pode-se imaginar a superlotação e a fila enorme na entrada (uma hora em pé de salto na fila não é para qualquer um).

  Depois de enfrentar a fila você se preparava para a próxima parte: o calor humano(se estivesse com frio te garanto que esquentava na hora, experiência própria). Eram tantas pessoas brigando por um espaço que você quase era pisoteado no meio da multidão, e se no meio disso tudo pintasse aquela sede ela ia se tornar uma desidratação caso você seja um menor de idade, água,suco e refrigerante tinham acabado, sendo que a festa tinha começado apenas há 2hs.

  Não podemos esquecer do tema da festa, “a fantasia”, foi o que mais causou intrigas,a maioria das pessoas que estavam no local não usavam fantasia, sendo que era OBRIGATÓRIO, e não Opcional e o tal sorteio para as melhores fantasias?(estas informações estavam no cartaz do evento e nos flyers distribuídos)também não ocorreu para o prejuízo dos que alugaram fantasias.

 E se você não é do tipo que curte funk era aconselhável não ir, pois este foi o único ritmo tocado pelo DJ.

  Por fim chegamos ao desfecho, que terminou com 2hs de antecedência, pois fontes internas confirmaram que o evento iria durar até as 4hs da manhã, porém eram 2hs quando as luzes se apagaram.

  Antes de me despedir queria deixar uma incógnita: se o Grêmio é ESTUDANTIL e no campus temos alunos no Curso Técnico em Eventos, porque ainda são realizadas festas deste tipo??  Difícil de se responder.


   Muito obrigada,

   Atenciosamente, 

   Carla!! lol

.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Carta de boas vindas




Oie galera! E ai? A todos vocês que optaram pelo curso técnico em eventos sejam muito bem vindos!!
            Bom se algum de vocês escolheu o curso pensando em ser um curso de festas, de “chopadas” e tudo mais, estão muito enganados. Ainda estou cursando o segundo módulo, mas posso adiantá-los de que terão muito o que fazer antes de PLANEJAREM e ORGANIZAREM suas festas.
            Terão que estudar um pouco sobre a origem dos eventos, o que são eventos, aprenderão a distinguir uma mesa redonda de um debate, por exemplo. Estudarão também sobre o CVB (Convention and Visitores Bureax) e sua importante atuação nos eventos.
            Deverão estar dispostos a aulas dinâmicas com muita descontração, onde terão como finalidade aprenderem praticas de entretenimento e lazer, proporcionando às pessoas sensações de bem estar e prazer. Talvez tenham que subir a trilha do Morro do Cristo, mas isso tudo faz parte da Organização de técnicas de entretenimento e lazer.


Vocês novos alunos, passarão pela disciplina Comunicação Aplicada, onde aprenderão a linguagem dos cartazes que farão para divulgar suas festas e eventos.
            Passarão por rígidas aulas de Cerimonial e Protocolo na qual aprenderão a colocação de mesas e bandeiras, algumas normas e seguirão o protocolo de cada tipo de evento; alem do decreto que terão de prestar atenção em detalhes bem importantes. Poderão talvez até colocar em prática alguns dos conhecimentos que já tenham, em um evento qualquer que tenha um cerimonial e protocolo a ser seguido.



Tem também um pouco de direito principalmente direito do consumidor, é Roberta você e suas histórias que só acontecem com você não é? Tem a parte de contratos é meio longa, mas é legal.
            Com a etiqueta, aprenderão a como se comportarem à mesa , a montar um mise in place, como se vestir para cada ocasião e acima de tudo que ter etiqueta é ter bom senso.
            Estudarão também a convivência com pessoas diferentes, pois em Relações Interpessoais, estudarão cidadania, trabalho em equipe, aprenderão a serem mais flexíveis e a terem mais liderança! E preparem-se para distribuir abraços grátis!
Ouvirão muito falar sobre um plano de negócios na aula de Empreendedorismo com o professor Rodrigo Cunha, uma grande oportunidade de exporem seus projetos futuros como novos empreendedores.
            Falarão um pouco de inglês com a professora Tereza, este curso exige que seus bons seguidores pratiquem mais de uma língua.
            Discutirão muito em Ética, com o professor Rodrigo Alvim, falarão sobre ser ou não ser, deveres e obrigações, sobre a sociedade em que vivemos e como nos comportamos nela. Terão muito o que perguntar e questionar.
            E por ultimo não menos importante aprenderão a fazer o Orçamento e Custo dos eventos que realizarão, aprenderão sobre custos fixos e variáveis, balanço patrimonial, situação líquida bens entre outros. Tem também a DR (que não é discutir relação) que é a demonstração do resultado do exercício das empresas.
            Bom se depois de tudo isso vocês ainda continuam pensando que o curso é moleza, então boa sorte! Há uma dica: cultive as amizades porque já me avisaram de que no segundo módulo os nervos ficam à for da pele e começamos a nos estranhar uns aos outros.                                                                                   

Um bom curso a todos!!!!!!!!!!!!

Por: Jaíne - 2º Módulo de Eventos