quinta-feira, 31 de março de 2011

Há limites para a criatividade?



Olá galera,

Hoje em dia as pessoas estão cada vez mais personalizando os eventos para que eles se identifiquem com seus sonhos.

Muitas vezes as empresas têm que exercitar a criatividade para poder oferecer ou atender as necessidades desses clientes que estão cada vez mais exigentes.

Mas no dia 12 de março aconteceu um casamento em Garibaldi (RS) em que talvez os noivos tenham passado dos limites.

A cabeleireira Denise Flores, de 30 anos e  Marcelo Basso, 39 anos eram os noivos que queriam se casar com o tema Shrek, de acorod com Denise a ideia ocorreu quando o casal assistia ao filme.

Depois de conseguir que o frei  fizesse o casamento eles se vestiram de Fiona e Shrek casaram-se.




Você acha que as pessoas devem ter limites na criatividade em eventos que tem um cerimonial mais sério, como um casamento?


A notícia completa no site :

Abraço,

Pedro - 2° T.E.

terça-feira, 29 de março de 2011

Os Super Eventos chamados...Formaturas!!!


Não importa se é curso técnico, ensino médio, fundamental ou faculdade, as formaturas estão cada vez mais incrementadas, com perfis de super produções. Atualmente as formaturas representam uma grande fatia dos investimentos das empresas produtoras de eventos. Os estudantes e universitários querem que este momento seja inesquecível e por isso estão cada vez mais exigentes, e para suprir essa demanda as empresas apostam em diferenciais com os "cantinhos", que são espécies de stands com bebidas/comidas de determinados temas que vão de mineiro á árabe, de japonês à chinês, de pizza à picolé. As performances também são um show a parte, dj's, duplas sertanejas, bandas de axé, rock, pop, mpb e as apresentações de transformistas. Além dos brindes, é claro, que vão de kits fantasia a Havaianas.

Esses investimentos também modificam o quadro de funcionários, que buscam se profissionalizar cada vez mais em todos os setores de um evento, com cursos de barman, garçons, recepcionistas, seguranças, e muitas vezes são oferecidas por produtoras ou buffets, ou até mesmo cursos técnicos ou superiores especificamente de eventos. Formaturas são feitas de momentos únicos, e por isso devem ser celebradas, supervisionadas e organizadas como casamentos, aniversários e outras festas. Mas, como são sonhos de várias pessoas diferentes, é normal que para conseguir realizar uma boa parte destes, faça-se super eventos, onde são disputados convites até o ultimo segundo.

Afinal, ninguém quer ficar de fora delas (mesmo se for de penetra)!!!

  
Hagatha Guedes, 2° Módulo T.E.

terça-feira, 22 de março de 2011

Eventos Universitários da UFJF




Em dezembro acontece o vestibular da UFJF, um evento que movimenta toda cidade de Juiz de Fora, porém as aulas iniciaram somente em março, e com elas os eventos universitários, pois é necessário recepcionar os novos alunos - vulgos calouros.

O Start é o trote, que apesar de ser proibido pela Universidade continua acontecendo fora de suas dependências, muitas vezes no calçadão perto do cine Theatro central, e nesta época podemos encontrar no centro da cidade vários universitários pintados com um copinho pedindo dinheiro para fazer as futuras chopadas, que também é um evento universitário.

No dia 22 de março no Cine Theatro Central ás 21h00min haverá um show do “Alan e Alisson” (dupla sertaneja da cidade) para recepcionar os calouros com o intuito de desejar boas-vindas. Os ingressos foram limitados, apenas 1.800 foram distribuídos para os novos alunos que confirmaram freqüência na reitoria no campus.

Os eventos da universidade visam também à solidariedade partindo assim pela doação de sangue que também é chamado de trote solidário sendo no dia 24, das 9h às 14h, no Anfiteatro da Reitoria, uma equipe de profissionais colherá o material com abertura para toda comunidade.

Os novos alunos também terão como opção um tour pelo campus a fim guiá-los pelas várias faculdades e seus devidos prédios na instituição com parada também no Restaurante Universitário.



Ressalto neste momento as chopadas, neste ultimo final de semana aconteceu uma das mais cogitadas do curso de Medicina, podemos dizer que é a mais disputada entre os estudantes e que aconteceu no Multiplace com várias atrações e com o patrocínio da Brahma o que se percebe a grandiosidade do evento por ter conseguido um relevante patrocinador.


Mas com certeza a animação está garantida nessa sexta-feira próxima com mais uma chopada também no Multiplace, todavia, essa será administrada pela turma de direito, com a animação da pista na responsabilidade da dupla Renan & Christiano, Grupo Bombassamba e DJ Pingüim


Muitas outras acontecem restritamente para os alunos e não possuem grande divulgação como as citadas acima por serem de pequeno porte e muitas das vezes acontecem em granjas ou na universidade, portanto apesar de suas diferenças elas possuem algo em comum a finalidade de interação ou apenas curtir, mas tudo acontece para comemorar á entrada de uma nova vida conhecer seus companheiros de curso por longos anos, apesar de não possuir muita criatividade nesses eventos como o estilo musical que é sempre o mesmo talvez também por está escolha agradar mais o seu público alvo ou porque o centro das atenções de uma chopada seja mesmo a bebida e não curtir a música, afinal cada evento uma particularidade, mas todos levam ao mesmo caminho aproveitar o máximo.

Daniela, 2° T.E.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Edital para Bolsistas


Olá meus meninos! O objetivo hoje é divulgar: os editais que preveem a contratação de 5 bolsistas estão lançados. 

O primeiro é sobre os bolsistas do Lectur, serão 2 remunerados e 2 voluntários - lembrando que a experiência do Lectur conta como estágio. Para se inscrever é preciso levar uma cópia do currículo e uma cópia do histórico escolar do IF (aquele que vocês têm acesso quando entram no SIGA, com o nome das disciplinas e as notas). Importante: para se inscrever o candidato deve ser ou do curso de Eventos ou Turismo. No caso do curso de Eventos deve ter cumprido com êxito (aprovação) todas as disciplinas do primeiro módulo. Já para os alunos de Turismo devem ter cumprido com êxito a disciplina "Organização de Eventos" do 2° módulo.

O outro edital é para vaga de monitor das minhas disciplinas do 2°módulo: "Planejamento e Organização de Eventos" e "Prática Profissional". Assim como no processo do Lectur, para se inscrever é preciso levar uma cópia do currículo e uma cópia do histórico escolar do IF (aquele que vocês têm acesso quando entram no SIGA, com o nome das disciplinas e as notas). Para se inscrever o candidato deve ser ou do curso de Eventos ou Turismo, se for do curso de eventos já deve ter sido aprovado nas disciplinas "Planejamento e Organização de Eventos" e "Prática Profissional" e se for do turismo ter sido aprovado na disciplina "Organização de Eventos".

As inscrições acontecerão entre os dias 21 e 25/03 (semana que vem) no Lectur, no período da tarde e noite. A seleção está prevista para acontecer no dia 28/03, segunda-feira, pela tarde.

No bloco D os editais estão disponíveis com mais detalhes.

Participem!!

Gheysa.

Os Congressos Científicos



A organização de um Congresso científico é bastante complexa e exige habilidade e jogo de cintura daquele que o organiza. Normalmente, existem entidades dentro de determinados meios acadêmicos que organizam estes eventos ou contratam profissionais para tal fim. Por exemplo, a Sociedade Brasileira de Cardiologia organiza todo ano um Congresso Brasileiro de Cardiologia, que reúne cadiologistas de todas as partes do mundo. Obviamente, congressos muito grandes, com previsão de um elevado número de pessoas, tanto participantes quanto palestrantes, e exigem uma rede de organização mais preparada, mais profissional.

A primeira previsão que se faz é a definição do local do evento. Geralmente, eventos de grande porte se realizam em hotéis. Portanto, deve-se fazer previamente uma tomada de preços com aqueles cujos valores se encaixem melhor com o orçamento previsto. O valor a ser cobrado de cada particiante deve cobrir todos os custos previstos no evento, é claro.

Outra questão a ser pensada previamente é quanto aos palestrantes, paticipantes de mesas-redondas e mini-cursos durante os dias de congresso.  Há de se pensar nos valores, muitas vezes cobrados por profissionais de ponta para falarem um pouco da sua experiência profissional. A agenda talvez seja o mais complicado, pois exige um elevado senso de organização.

Os cofee-break’s, isto é, os pequenos lanches nos intervalos dos cursos e palestras  devem ser rigorosamente monitorados, tanto em relação à qualidade dos alimentos oferecidos, quanto à pontualidade dos serviços.

Os materiais utilizados, geralmente um bloco, caneta e a programação de todo o evento devem ser separados em kit’s e entregues no primeiro dia, logo na entrada do evento. Congressos mais sofisticados preparam um coquetel de recepção, normalmente à noite, onde os participantes podem se interagir mais informalmente.

A apresentação de trabalhos também deve ser previamente definida, os trabalhos selecionados por uma banca e as apresentações orais devidamente agendadas. No caso das apresentações em painéis, deve-se tomar muito cuidado com a escolha dos locais de exposição dos mesmos e com a metragem quadrada concedida a cada pesquisador.

Portanto, a organização de um Congresso científico exige experiência e principalmente organização, porém se torna gratificante quando a equipe organizadora vê as coisas acontecerem dentro do previsto. Imprevistos acontecem. Portanto, leva vantagem os profissionais mais preparados para lidar com eles da melhor maneira possível.

Elizabete – 2° T.E.

terça-feira, 15 de março de 2011

A preparação da comunidade para o carnaval e outros eventos



Bem, sabemos que por trás de um evento existem várias etapas a serem seguidas dentro do planejamento. Uma dessas etapas que nem sempre é cumprida é a preparação da comunidade local para o evento.

 No carnaval não é diferente, há toda uma mobilização de órgãos governamentais para orientar nacionalmente a população. Carnaval é tempo de festa, uma coisa meio “sexo, drogas e samba”, o que sugere confusão... Por isso sempre são feitas campanhas perto dessa época.

Sendo um evento de porte nacional, no carnaval é feito um grande trabalho para atingir a o maior número de pessoas possível. Um exemplo são as campanhas feitas para orientar quem vai viajar a fazer revisões no carro, documentação em dia e a famosa frase “se beber, não dirija” é bastante citada. Além disso, durante o período de festa, como o número de viajantes cresce, há sempre blitz e um maior cuidado nas estradas, o que ajuda a diminuir transtornos e acidentes.

Outra campanha, não menos importante, é a que o Ministério da Saúde faz, lembrando da importância do uso da camisinha, um trabalho que é feito o ano todo e que é reforçada durante o carnaval. Para completar são distribuídos preservativos nos blocos de rua e lugares públicos para que com isso haja uma conscientização.

Enfim, são feitas muitas outras campanhas e mobilizações, não só no carnaval e também em vários outros eventos, principalmente nos de grande porte. Ainda existem falhas nesses sistemas, e nem sempre é possível evitar acidentes como conseqüências do carnaval. Mas se não houver esse tipo de ação do governo, pode haver resultados bem piores durante o período do evento. Esses dois exemplos mostram que o carnaval esta além dos sambódromos e que a segurança e bem-estar da população em geral estão em lugares de destaque na preparação do evento.

Lívia - 2° T.E. 

quinta-feira, 10 de março de 2011

O Casamento e suas mil e uma novidades!


Ola pessoal!

   Todos nos sabemos que vivemos em um mundo bem moderno, e que há muita informação diferente surgindo todos os dias, isso faz com que fiquemos perdidos em meio a tanta informação, no entanto, é necessário ficar “antenado” nas melhores novidades não é? Então, como tudo está se inovando o Evento Casamento também se inovou, trazendo para nós a surpresa da quebra de paradigmas, que era imposto sobre ele, tais como a seriedade excessiva que o mesmo deveria ter. O que acontecia em decorrência disso era que muitas vezes o casamento não saia com a cara do casal, um erro, pois um evento tem que ter a cara de quem ele é destinado, não é necessário que seja padronizado. E aí que se fundamenta o meu post, eu vou mostrar para vocês algumas das principais novidades nesse evento, novidades como Drinks, estilos de festas em geral, novidades em ensaio fotográfico, novos estilos de Chás, etc.

  Para começar vou falar da festa em geral, que antes eram feitas principalmente em igrejas, e hoje, já são cogitados lugares bem diferentes; temos agora, por exemplo, o casamento verde, que é realizado em sítios, jardins, chácaras, ou fazendas, tem também o casamento em praia, e até mesmo o casamento debaixo d’água. 

Foto de um Casamento Verde

Outra coisa bem legal é o casamento temático que é surpreendente e merece certa coragem, pois, exige muita técnica dos profissionais de eventos, para que não fique parecendo uma festa a fantasia, e sim uma forma de ligar duas paixões. Nesse estilo de casamento, a decoração é toda voltada para o tema escolhido pelo casal, e todos os convidados e os noivos se vestem de acordo com o tema, Abaixo tem um exemplo de casamento temático em que a noiva se inspirou no mundo dos contos de fadas. Olha que coisa mais linda.


Gente não acabou ainda não hein, tem muita coisa interessante ainda para mostrar a vocês, dentre elas, a super, mega, hiper,revolução em ensaios fotográficos para noivos,
O Trash The Dress, literalmente destruir o vestido. Neste ensaio os noivos tiram fotos com seus trajes de casamento, não necessariamente os que foram usados na cerimônia. As fotos nesse ensaio são inusitadas e surpreendentes, estas podem ser tiradas desde antigas fábricas até estradas.O foco do ensaio é que as fotos fiquem inusitadas e espontâneas.
Da uma olhadinha na foto abaixo para vocês verem como funciona:

Fotos de “Trash The Dress”
BEM LEGAL NÃO É?

Outra grande novidade pode ser aplicada em outros eventos além do casamento e é muito diferente de muita coisa que já vi. São os Drinks Moleculares ou Drinks Sólidos. Mais o que seria isso? São drinks sólidos que podem ser misturados com outros tipos de drinks líquidos, misturando assim diferentes texturas e sabores. Gostou da novidade? Que tal então um Dry Martini sólido que se saboreei com a colher?

Alguns Drinks Moleculares
Antes de finalizar vou falar rapidinho das novidades em Chá. Sabe o Chá de Panela, que todo mulher fazia quando ia casar? Pois é ele esta sendo substituindo. Mas não fiquem tristes pessoal, pois ele esta sendo trocado por algo melhor,como o chá de Bar que é destinado aos homens; nele os amigos do noivo levam presentes relacionados ao bar da futura casa do casal. Tem também o chá de lingerie, o chá de relógio em que a convidada dá o presente a noiva de acordo com a hora em que é sorteada, por exemplo, se ela receber um papel escrito 8 horas ela terá que dar um presente q a noiva possa usar essa hora. Ex: uma bandeja de café da manhã. Também há a opção de chá de banheiro, onde a noiva recebe tudo relacionado ao banho, e até chá de livros, acredita?!

Enfim foi isso pessoal, gostaria de mostrar a vocês que já trabalham com eventos um pouquinho das novidades. E aos que não trabalham com a área quis inspirar a cada um a realizar algum evento, por que não um casamento hein? Convidem-me tá bom?
Escolhi falar sobre as novidades do casamento, para mostrar que esse evento pode sim ser versátil, que existem vários lugares, vários temas, varias maneiras de fazê-lo, mas que no fim os casamentos são todos iguais, todos marcam nossas vidas para sempre, o importante é que você se sinta feliz ao realizá-lo.


Foi um Prazer escrever para o blog!
Beijo pessoal!

Daiana, 2° Módulo T.E.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Todo carnaval tem seu fim...



Aê moçada do meu Brasil varonil, depois de cinco dias de "ziriguidum" e de chuva, finalmente o carnaval chegou ao fim e trouxe aquela velha ressaca pós-folia. Sim, meus caros, na próxima segunda o ano finalmente começará...

Eu acho o carnaval um barato e quanto mais eu penso sobre ele, mais me convenço que é realmente o nosso grande evento, tanto em significados quanto em grandiosidade. O carnaval é um símbolo da nossa cultura nacional e ainda assim não é único: há o carnaval das escolas de samba, dos blocos de marchinhas, dos abadás e axés, e outros tantos... Além disso, há uma indústria envolvida: apesar de apenas 5 dias, quem está envolvido com o carnaval trabalha nele durante todo o ano, os carnavais fora de época são ótimos exemplos.

 E ainda há o tradicional - e símbolo de brasilidade lá fora - carnaval das escolas de samba que mobilizam milhares de pessoas trabalhando em barracões, na confecção de fantasias, na execução de vários outros eventos durante o ano que dão suporte ao carnaval - como as feijoadas, concurso de samba-enredo, etc...

Muitos de vocês se pronunciaram contra o carnaval, e eu entendo porque os foliões de raça deveriam estar pulando e longe de um pc, mas creio que todos concordamos com a grandeza deste evento: alguém aqui já teve a oportunidade de pular carnaval na rua do Rio? Apesar do tumulto e da quantidade de pessoas, dá pra ter uma ideia: pra mim o carnaval é um evento democrático, porque na rua, na mistura, as diferenças são mitigadas entre quem é rico ou pobre... E fora que, é a possibilidade de qualquer um que quiser ganhar dinheiro com isso - vendendo latas de cerveja, fantasias, pipoca, cachaça... O carnaval é de todos e não é de ninguém, e pra mim é um evento que reflete nosso espírito brasileiro de cooperação, amizade e cordialidade.

Agora só um comentário: este foi o primeiro carnaval do nosso bloguinho e pelo jeito o assunto foi bem popular por aqui, os posts que remeteram ao assunto pipocaram... Por isso resolvi escrever este post ao fim do carnaval... Que venham outros assuntos... E boa ressaca pra todos!

Gheysa.

Rio, Carnaval Comercial 2011




O evento mais incrível do mundo! O Carnaval do Rio de Janeiro é uma mistura impressionante de cores, culturas, festas e diversão que transforma no maior evento cultural no Brasil. Tornou-se um grande mercado que movimenta milhões (a Indústria do Carnaval), em que as escolas de samba e seus colaboradores dedicam cerca de um ano. Toda essa indústria de criação de composições alegóricas e de fantasias, conta com o investimento de patrocinadores e do Ministério da Cultura. No setor turístico cerca de 1 milhão de pessoas passam o feriado de folia na cidade. Imagine as cifras de dinheiro que são movimentadas em vários segmentos do mercado nacional e internacional. Um verdadeiro ciclo de mercado.

O Carnaval no Rio de Janeiro é único no mundo, outras festas que se destacam são a de Barraquilha (Colômbia), o Carnaval de Inverno de Québec (Canadá), o Mardi Gras muito popular no sul dos Estados Unidos e o Mardi Gras de Sydney (Austrália) uma festa de gays e lésbicas (duração de uma quinzena); todos estes eventos de rua, com desfiles de fantasias, carros temáticos e enormes balões. Mas de longe o Carnaval do Rio de Janeiro é o mais emocionante e que oferece a possibilidade de ser experimentado em muitas maneiras. Se você pretende assistir ao desfile das escolas de Carnaval no Sambódromo, ou participar de uma festa de rua com as suas bandas ou até mesmo pular com um animado Bloco Carnavalesco, você vai encontrar ótimas opções para ter uma experiência maravilhosa e marcante.

Para as grandes escolas de samba, existe o Sambódromo que foi projetado pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer e construído em 1984 na Avenida Marques de Sapucaí. A cada ano sedia o Oficial Desfile de Carnaval da cidade do Rio de Janeiro. Das três noites de show, destaques para o domingo e para a segunda-feira, dias em que a elite de doze Escolas de Samba desfilam. Elas competem com muita alegria e profissionalismo pelo título do campeonato anual como Melhor Escola de Samba, agraciada pelos jurados, público e pela própria técnica. No sábado anterior, o estádio é utilizado por aquelas Escolas de Samba do Grupo de Acesso, buscando um lugar no Grupo Especial para o próximo ano. Cada Escola de Samba começa o desfile nas arquibancadas do Setor 1 e termina na Praça da Apoteose, e é permitido no máximo de 80 minutos para apresentar seu show temático.

Esse é um tipo de evento muito visado no exterior pelos turistas, que procuram visitar a cidade na época a procura de diversão e alegria carnavalesca. Muitas celebridades nacionais, inclusive internacionais são convidadas para participar de camarotes comerciais, que sempre acabam virando matéria em jornais e programas de TV, uma ótima estratégia de marketing, como no caso do camarote Devassa.


Existem quatro diferentes áreas onde o grande público pode assistir o show: arquibancadas (Grandstands), Cadeiras (Chairs), Frisas (Frente de Boxes) e Camarotes (Suítes Luxuosas). Os preços variam de cerca de R$ 100,00 para valores mais elevados do que R$ 2.000,00. Várias empresas on lines, principalmente internacionais, vendem esses pacotes de passaporte para o Carnaval no Rio de Janeiro, especialmente para curtir no Sambódromo. É um grande mercado de vendas que transforma uma viagem para um país tropical numa viagem para o Paraíso.

O Carnaval é uma verdadeira praça para a propaganda. Vários grandes patrocinadores estão presentes no próprio Sambódromo. Com transmissão ao vivo inclusive internacional pela Rede Globo, as marcas ganham posição de destaque no mercado. Neste ano de 2011 as cotas para anúncio do Carnaval ficaram com quatro grandes empresas, o Banco Bradesco, a cervejaria Nova Schin, a rede de telefonia móvel TIM e a linha de beleza Pantene (Procter & Gamble), esta última nova como patrocinadora do evento. A grandeza dos investimentos dessas empresas em patrocínio reflete a satisfação e o retorno financeiro dos diretores. O evento é um fortalecedor das marcas, auxiliando na incorporação da imagem institucional ao meio festivo e alegre do brasileiro. O Carnaval hoje é considerado um evento de comercialização de marcas, em meio a tanto espetáculo e festa da tradição carnavalesca.

Altiere Leal

Carnaval



   A prefeitura esse ano quis fazer um carnaval melhor do que os últimos e conseguiu, apesar da chuva, que atrapalhou muito todo o processo do “Bloco do Beco”, do “Pintinho de Ouro”, da “Banda Daki”, entre outras atrações. Resultado de o evento ser em março, quando o calor já não é mais o mesmo e o horário de verão já acabou.
  O problema é que os juizforanos estão tão convencidos de que o carnaval daqui não é bom que sequer se arriscam. Preferem às vezes viajar e tomar chuva em outro lugar só pra não ficar em Juiz de Fora.
  Um destino comum é Bicas. O lugar era pequeno, a chuva tava chata, mas a festa foi ótima. “Banda Stágio” e “Banda Daki” fizeram a alegria da galera na segunda, dia 7. Sem falar de algumas barracas que optaram por outros estilos musicais para “acolher” quem estivesse a fim de “Zé Ramalho” e não de “Ivete Sangalo”, por exemplo. O grande diferencial foi a galera animada, preparada para as atrações independente do tempo (e do cheiro de esgoto que estava na área reservada para dançar; na qual muita gente estava descalça).
  Uma prova que o evento, quando não tem história (que não é o caso de Bicas), ou já perdeu um pouco a maestria (caso juizforano) tem que realmente convencer anteriormente com a divulgação. Juiz de Fora não convenceu, apesar de ter cumprido tudo o que foi esperado. Não houve nenhuma surpresa grandiosa, mas já é possível enxergar uma volta, uma melhora no carnaval da nossa cidade para os próximos anos.

Por: Raíra, 2° Módulo T.E.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Curtindo o Carnaval... de fato numa sala escura



Antes do Recesso para Carnaval, o espírito de Ferri Bueller (Curtindo a Vida Adoidado) desceu nos integrantes da turma de Eventos 2º módulo. E por isso quero falar sobre um assunto: filmes. Faça de uma simples ida ao cinema uma verdadeira festa!
Como já mencionado no post anterior, existem pessoas que não celebram o Carnaval por motivos de diferença cultural ou religiosa. Durante essa época tudo se volta para o maravilhoso mundo do Carnaval, com suas possibilidades em se fantasiar de qualquer famoso, político, mulher ou homem, pular ao som de marchinhas, dançar e cantar várias músicas e beber muito.
Por isso resolvi fazer uma compilação das estreias e continuações dessa última sexta-feira (04/03) nos dois principais cinemas de Juiz de Fora. Essa é uma opção Off Carnaval em Juiz de Fora. Curtir de forma diferente essa época numa sala escurinha. Vendo um filme. Não “Curtindo a Vida Adoiado”, mas ver o que tem de bom e ficar na dúvida qual ver, ou qual rever (Cisne Negro 2 vezes). Mas também aproveitar a “ilusória” meia-entrada. Ver um filme é uma forte opção de entretenimento na cidade, muito comum entre jovens e casais “in love”. Ótimo, não?
Ah, uma dica, a promoção Segunda Mania para estudantes (07/03) no UCI Kinoplex não vai ser computada, pois antecede um feriado. No dia 08 (Carnaval) o cinema UCI fica aberto das 13h às 00h. Pra quem ainda quer aproveitar o espírito de Ferri Bueller várias opções adoidadas. Confira!

Tem no UCI Kinoplex Independência Shopping e Espaço Alameda de Cinema:
·                    Que tal assistir Natalie Portman (Oscar de Melhor Atriz) como a dançarina esquizofrênica soltando penas e fazendo a “loca” em Cisnce Negro? DESTAQUE.

·                    Gnomeu e Julieta, animação infantil (também para adultos, ok?) com alusão a história de amor entre Romeu e Julieta, e o ódio das duas famílias também. Final dramático? Confira! DESTAQUE.

·                    Desconhecido, um filme de ação qualquer com atores realmente conhecidos como chatos. Vale?

·                    Esposa de Mentirinha, vou falar a verdade, não recomendo, nem vou ver, tem dois atores que tenho pavor, Adam Sandler e Jennifer Aniston. A história também é fraca. Dizem que as pessoas estão cortando os pulsos nas salas de exibição ao verem Sandler “atuar”. Vale?


Tem no UCI Kinoplex Independência Shopping:
·                    O rei gago, melhor dizendo, O Discurso do Rei (Oscar de Melhor Filme), com a interpretação de Colin Firth (Oscar de Melhor Ator). DESTAQUE.

·                    Justin Bieber em 3D... Nunca diga Nunca, ou Ever Say Never... Cinebiografia do baby cantor, brincando precoce. Nem precisa perguntar se vale...

·                    Bruna Surfistinha, filme que conta a história devassa da autora de “O Veneno do Escorpião”. DESTAQUE.


Tem no Espaço Alameda de Cinema:
·                    Rango, animação pra lá de bem feita. Narra a dificuldade de um camaleão em superar conflitos internos e a superar seus limites. Já vimos isso com pessoas, mas ok com um camaleão nunca! Hurul! DESTAQUE.

·                    De Pernas Pro Ar, comédia nacional até hoje em cartaz na cidade, dá? Desde dezembro! Dá pra rir. Vale?

·                    Lixo Extraordinário, extraordinariamente não vencemos mais uma vez... Indicado para Oscar de Melhor Documentário. DESTAQUE.

·                    O Samba que Mora em Mim, documentário, fala sobre Carnaval, e esse post é Off Carnaval, por favor, em respeito ao post, não assista. Também é um documentário, quase certo que você não vai mesmo assistir. Vale?

·                    Restrepo, também um documentário, mas com temática de guerra. Vale?

·                    Poesia, é drama... corre lá pra chorar e ver a dona sofrendo. Vale cada lágrima. DESTAQUE.

Pra acompanhar, é pipoca, refrigerante e doces cítricos. Horários e valores nos respectivos sites. Escolha o(s) filme(s) a pessoa pra ver contigo ou vá mesmo sozinho mesmo (ou vá com a galera!), e aproveite o espírito Ferri Bueller e Off Carnaval dessa época.

Agora um apelo: estou chateado por 127 Horas (com 6 indicações ao Oscar) não chegou a entrar em cartaz nesses dois cinemas de Juiz de Fora.

Por: Alt, 2° Módulo T.E.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Contagem regressiva para o novo ano...



O carnaval vem aí, e como todos já sabemos o ano no Brasil só começa de fato após carnaval. Frase que escutamos desde  crianças. E para muitos uma pequena desculpa para adiar alguns compromissos chatos, e também aqueles que não gostam de trabalhar e preferem cair na gandaia, não é mesmo?!
 
   E por que será que os brasileiros se preparam tanto para essa grande festa, talvez a maior e mais  importante do Brasil? Gente, uma festa com uma cultura tão farta, em cada parte do Brasil é comemorada de uma forma. Se enjoou do samba no Rio, vá curtir o frevo em Pernambuco! Tem para todos os tipos de gostos. Qual você prefere meu caro amigo?! E não podemos nos esquecer da movimentação que ele causa  na economia. Estrangeiros de todos os cantos do mundo vêm sentir e prestigiar essa nossa data tão especial. Muitos brasileiros não caem na gandaia, para lucrararem com a empolgação dos foliões. Maneiras diferentes não faltam.

   Tudo bem que o carnaval foi bem modificado desde sua origem lá no século XVII, quando foi importado pelos europeus. Mas só foi começar a se consagrar a partir do sec. XX. A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro em 1928, a Deixa Falar, hoje com o nome de Estácio de Sá. A partir desse momento o Carnaval de rua começou a se modificar e foram surgindo as novas escolas de samba. Mas como o nosso assunto pivô aqui não é história vou seguindo.

   O carnaval  é  tão abrangente  que dá opções até mesmo para aqueles que não gostam dele. Isso é possível, uma pessoa que não gosta de carnaval? Sim, e é muito muito mais comum do que você possa imaginar. E por vários fatores tenho exemplos. Nem todo mundo gosta de samba, axé e do carnaval de modo geral. Para pessoas que não gostam de samba e preferem os tumtstumtstums da música eletrônica  existe um Evento que a princípio era inovador demais e tinha tudo para dar errado, mas foi um sucesso total e vem crescendo a cada ano: Rio Music Conference. Ele começa uma semana antes do  carnaval e só termina na semana depois dele, época em que o Brasil está a 360. E na primeira semana o evento é dedicado a workshops, palestras e painéis, onde são discutidos  vários assuntos, até mesmo  economia. Deve ser pela mistura que o evento dá tão certo. As músicas são das melhores possíveis, com os DJ´s mais badalados do mundo. Se está a fim curtir, é maior de dezoito anos, tem dinheiro, vá da uma conferida.

  Outras pessoas não curtem  porque a religião não permite, é o caso dos Evangélicos. Para alguns essa época é como outra qualquer e não interfere em nada em suas vidas. Tenho como referência a minha mãe. O carnaval não a incomoda, mas também não lhe atrai. E para ela é como se fosse um dia como outro qualquer. Mas tem os "foliões de Deus", com todo o meu respeito, para eles foram criados os retiros espirituais. Os interessados vão normalmente a excursões para locais alugados, onde se interagem com dinâmicas, brincadeiras, e reservam os horários onde se entregam a Deus. Muito legal né?!

  E 2011 começará mais tarde do que o de costume, só em março.O carnaval pode acontecer no começo, meio e fim  de fevereiro e até em março. E eu estava pensando com essa minha cabecinha  que não é oca, mas viaja muito, como é feita a escolha da data do carnaval. E pesquisando por aí descobri que tem a ver com a Páscoa, que também é um feriado móvel e por sua vez tem a ver com o equinócio de março. Eu até poderia explicar com mais detalhes, mas gastaria muitos caracteres e talvez mesmo assim você não entendesse, eu não sou a melhor a escritora do mundo, meu caro amigo. Então se tem interesse em saber, consulte o nosso amigo de todas as horas, o Google, ou até mesmo um amigo que você nem deve  se lembrar, mas ele ainda existe, o livro de pesquisa. Se lembrou dele agora? Então vá lá tirar a poeirinha dele.

   Infelizmente, para algumas pessoas o ano começará com o pé esquerdo. Você deve ter visto na mídia há algumas semanas  o triste incêndio na cidade do samba, no Rio. Péssimo ver o esforço de um ano inteiro, de milhares de pessoas indo por água abaixo. Um suposto acidente que por sinal é bem estranho,  seria ele provocado? Não sei, mas em um país como o Brasil, onde as pessoas se vendem por tão pouco, eu não duvido muito. Mas o que tenho a desejar e espero è que as escolas  atingidas e principalmente a Grande Rio, a mais atingida, dêem a volta por cima e desfilem, mesmo que for só com a bateria e com roupas diárias. O que vale é magia que o desfile representa. O que andam dizendo por aí é que esse ano não terá rebaixamento, então o carnaval de 2012 terá 13 escolas no grupo especial,já que este ano uma do grupo de acesso subirá do mesmo jeito. Muito bom, pelo menos assim as escolas não serão prejudicadas.

   Se para alguns o ano só vai começar em março, para a maioria dos brasileiros a realidade já começou a muito  com o querido janeiro.  A expressão o "ano só começa depois do carnaval" é muito bonita, só que infelizmente não acontece de fato  para todos. Um país não pode ficar parado por meses simplesmente por causa de um Evento. As pessoas comem, bebem, se vestem, enfim, têm necessidades físicas. E alguém tem que trabalhar né?! Sinceramente a mamata é só para os desocupados, filhinhos de papai, pessoas que não trabalham e nem estudam, desculpem os termos!! Infelizmente, não é mesmo? Acho que todos querem ficar meses sem preocupações e sem as dores de cabeças diárias, pelo menos  creio.

  Se seu ano começou em janeiro, se vai começar só em março, não importa. Curta seu carnaval, na folia, em casa ou em qualquer outro evento. Aproveitem bastante, sempre com muito juízo, usem camisinha, elas são distribuídas gratuitamente pelo governo, sabia??? Mas se você não confia nelas compre nas farmácias, elas são baratinhas. Depois da folia, DESCANSE, pois em março, tudo começa de fato! Se vai trabalhar nesses dias, tudo bem, pense que pelo menos você não faz parte dos desempregados que estão desesperados atrás de um emprego.
 
      Mas de qualquer maneira, UM FELIZ ANO NOVO PARA TODOS!

 

    Com carinho, de uma simples, futura técnica em eventos;

     Suelem Ribeiro

Carnaval JF




Carnaval 2011 em juiz de fora, traz inovações e atrações tradicionais, a maior festa popular do município já começou e termina dia 8 de março. Entre os destaques deste ano está a promoção do “1º Concurso de Marchinhas Carnavalescas de Juiz de Fora – Prêmio Nancy de Carvalho“, inserido na programação do “Corredor da Folia”, uma maratona de atividades relacionadas ao carnaval que aconteceu de 24 a 27 de fevereiro e contou com as presenças de atrações locais e shows de Arlindo Cruz, Monobloco, Orquestra Voadora, e Cordão da Bola Preta.

 A ótima idéia dos organizadores traz a tona uma pergunta: por que não investir no carnaval da cidade?

 Particularmente já cheguei ao ponto de pensar que a cidade deveria investir em “retiros” para quem não gosta de carnaval, pois no mínimo receberíamos turistas, entretanto os poucos e animados que permanecem na cidade no carnaval também fugiriam .

Mas com essa inovação da Funalfa, o corredor da folia traz a esperança e a idéia do carnaval de 2012 que poderá também estar inovando, com boas atrações que atraia o público para a cidade, aliás, Juiz de Fora já foi a cidade que teve um dos melhores carnavais do Brasil e devia dar o exemplo pois é a cidade pólo e sempre recebe turistas por sua fama em eventos, então no carnaval não pode ser diferente. Fica ai a idéia e a expectativa de um bom carnaval em 2011 e um maravilhoso carnaval em 2012.

Mariana Lino - 2° Módulo TE