terça-feira, 31 de agosto de 2010

Sexo X Tabu: até onde vai seu preconceito?



De modo geral, pode-se definir tabu como qualquer assunto ou comportamento inaceitável ou proibido em uma determinada sociedade.

Um tabu é um assunto cuja discussão costuma ser evitada pela população em geral, devido a diversas razões: seja porque este seria alvo de opiniões contraditórias; porque trata-se de um assunto que interfere com a sensibilidade das pessoas; porque seja uma pauta polêmica capaz interferir com a moral e bons costumes da sociedade etc.

Pois é, vocês devem estar imaginando porque estou comentando sobre isto, o que isto teria a ver com nosso tema principal, eventos. Eu explico.

É sobre o dia 6 de setembro. Alguém sabe o que tem demais nesse dia?

O dia do sexo, muitos nem imaginam que esse dia exista, pois é, oficialmente ainda não, mas agências de publicidade e empresas de preservativos, lançaram essa campanha para o dia do sexo e várias pessoas apóiam. Pare pra pensar, quantas datas comemorativas existem? É dia das mães, dos pais, dos avós, das crianças, dos namorados, e porque não o do sexo, sendo que ele é a origem de tudo, todas essas datas partem dele.

A proposta é que o dia 6 de setembro se torne um dia em que a sociedade brasileira possa discutir o assunto, mostrar seu lado positivo, quebrar tabus e acabar com preconceitos. E, como a campanha está sendo feita com a fábrica de preservativos Olla, "disseminar o sexo seguro”.

São lançadas campanhas nesta época, a divulgação é grande, mas mesmo assim muita gente não sabe desse dia. Além das campanhas publicitárias são realizados também eventos neste dia.

Os eventos serão realizados este ano em Maresias (SP litoral norte) no SIRENA no domingo , em  Florianópolis no PACHA na segunda-feira,e também na segunda no PRIVILÉGE em Búzios.

A edição de 2009 foi um sucesso, a festa foi realizada em Maresias e abriu a temporada de verão da praia de Maresias.Quatro mil pessoas foi o público da festa, que contou com apresentações de pin-ups dançando em taças , no ambiente especialmente decorado para ocasião , e contaram também com a presença do top DJ sul-africano Gold Fish.

Mas infelizmente esta data ainda não é oficial, pois ainda existem muitas pessoas que tem a cabeça mais fechada, e acham que isto não condiz com a moral e os bons costumes.

A campanha do Dia do Sexo possui um site exclusivo www.diadosexo.com.br onde as pessoas poderão assinar o Manifesto e apoiar a criação da data. Todo o projeto tem o apoio de Olla, linha completa de preservativos e lubrificantes, que apresentam soluções para uma vida sexual saudável e prazerosa. A marca acredita que, por meio dessas ações, a população possa ter acesso às informações corretas sobre sexo seguro, com consciência e uma melhor qualidade de vida.

                             E você apóia essa causa?

“ABRA A CABEÇA E PENSE QUE SE O SEXO NÃO EXITISSE VOCÊ NEM ESTARIA AQUI”

Por : Jessyca Rezende Duarte, 2° Eventos.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Faça você mesmo!!



  Oi gente!!

 Hoje vou passar pra vocês algumas informações que poderão lhes ajudar a preparar uma festa. Assim, poderão organizar o baile de debutante da sua irmã mais nova, as bodas dos seus avós, o aniversário do seu sobrinho e "quiçá", o casamento do seu melhor amigo (kkk, não resisti em fazer alusão ao filme!!). Bom, na verdade estas informações são mais curiosidades sobre coisas que devem ser levadas em conta no preparo de uma festa, mas considerando as informações e lançando mão de muita criatividade vocês mesmos podem sim fazer uma festa!!

 Então, é muito importante levar em conta o número de convidados. Através dele calcularemos a quantidade de comes e bebes, de mesas e cadeiras, de seguranças, de garçons além de determinar na escolha do local apropriado para comportá-los.

 A faixa etária influencia no cálculo do que será servido, por exemplo: geralmente, jovens comem e bebem mais bebidas alcoólicas do que pessoas mais velhas, homens consomem mais do que mulheres. Deve- se calcular 2 crianças como 1 adulto, pois preferem brincar  durante o evento a comer.

 O período do ano, a estação em que a comemoração se realizará interfere na escolha do  cardápio. No verão, água, refrigerante e cerveja são mais consumidos, no inverno, o vinho tem maior preferência.

 O tipo de festa conta bastante. Se ela for bem agitada, as bebidas serão mais consumidas do que os alimentos. Logo tenha o cuidado de ter um pouco mais de bebidas no seu evento. Caso o tempo de duração seja longo, por exemplo umas 4 horas, tanto comes quanto bebes serão muito consumidos, então ponha o tempo de duração na continha da sua lista!


 Confira alguns cálculos aproximados:

·         15 a 18 salgadinhos por pessoa, se houver jantar ou almoço reduza a quantidade, pois os convidados degustarão um prato à mais, consumirão menos salgadinhos, mas pode acontecer o contrário, comerem menos do prato principal.

·         60 gramas de bolo, se houver docinhos, caso o contrário, 100 gramas.

·         5 ou 6 docinhos por pessoa, se houver muitos o bolo será menos consumido.

·         1 garrafa de vinho tinto para cada três ou quatro pessoas, se a bebida for servida durante o almoço ou jantar. Durante um coquetel, 1 garrafa para cada 2 pessoas.

·         1 garrafa de uísque serve 10 pessoas.

·         1 garrafa de cerveja para cada pessoa caso esta seja a única bebida alcoólica, caso haja outras, 1 garrafa para cada 6 pessoas.

·         400mL de refrigerante por convidado em uma festa que tenha outras bebidas, caso tenha apenas esta bebida e água, 600mL por convidado.

·         200mL de água mineral por pessoa.

·         1 garçom para cada 15 ou 20 convidados.

 Bom pessoal isso foi tudo o que eu pude passar pra vocês. Se levarem em conta estes dados no preparo  de uma festa, gastos poderão ser reduzidos e desperdícios evitados ao máximo, além do mais, cuidar para que nada falte aos seus convidados, tornando o evento muito agradável. Um abração e boa festa!!

João Carlos, aluno do II Eventos.

sábado, 28 de agosto de 2010

Colação de grau do Instituto Granbery



Oi pessoal, vou compartilhar com vocês um pouco do que vi e aprendi na visita técnica organizada pela professora Diana Faraon à Colação de Grau do Granbery, no Cine Theatro Central realizada no dia 12/08/10.

         A colação de grau, como já sabemos, é um ato simbólico para a entrega de canudo e certificado para os alunos que concluíram um curso. Estavam presentes nessa colação, alunos dos cursos de Administração, Direito, Educação Física, Pedagogia e Sistema de Informações.

Tive a oportunidade de acompanhar de perto todo o evento: desde sua montagem até o evento propriamente dito. Assim, pude perceber o que realmente aprendi no curso de Eventos: organização é fator básico para o sucesso de um evento. A colação de grau, que foi organizada pelo grupo PHORMAR, contou com profissionais bem qualificados, organizados e competentes. A equipe era empenhada e tinha uma pessoa que coordenava todo o resto, que não se mostrou em nenhum momento autoritária e que esteve disponível todo o tempo, assim como deve ser um líder.

Durante toda a execução do evento, identifiquei várias coisas que aprendi em sala de aula, por exemplo: a posição correta das bandeiras, execução do Hino Nacional, visto que tinham pessoas de outro país que também iam formar. Observei também a postura da cerimonialista, do mestre de cerimônia, das recepcionistas e dos demais funcionários do evento.

Enfim, o evento correu conforme o planejado, mas tiveram alguns imprevistos que poderiam ter sido evitados. Como acompanhei o evento desde o início, identifiquei vários contratempos. Por exemplo, um dos formandos era cadeirante e o local onde aconteceu a colação não era adaptado, fazendo com que a equipe organizadora tivesse que pensar em uma foram de integrar o aluno, mas sem constrangê-lo. Se o local fosse analisado antes, esse problema poderia ter sido resolvido anteriormente e evitaria atrasos.

Outros imprevistos menores também puderam ser observados como, a falha do microfone na primeira fala da noite, visto que vários testes tinham sido feitos antes da abertura oficial das cortinas. Duas TV’s  estavam espalhadas pelo teatro e uma estava no palco, para que os formandos acompanhassem tudo, porém o combinado era que fossem 4 TV’s e somente na hora do evento foi informado que uma delas não poderia ser utilizada. Outro imprevisto que chamou bastante a atenção foi o fato de que alguns alunos que estavam no palco levaram cartazes com frases engraçadinhas e os levantaram na hora da fala de seus colegas, desviando totalmente a atenção dos telespectadores. Os cartazes foram rapidamente tomados e, assim como ocorreu neste imprevisto, todos os outros foram rapidamente solucionados. Um imprevisto inevitável, porém foi a empolgação demasiada dos convidados, que em alguns momentos se exaltaram e atrapalharam a fala das autoridades.

Mesmo com todos esses imprevistos, o evento transcorreu bem, graças à agilidade das pessoas que estavam trabalhando ali, principalmente das recepcionistas que souberam lidar com os contratempos e cuidar para que o público não percebesse a maioria deles.

Essa visita técnica me serviu de experiência e, serve para todos nós que pretendemos trabalhar com organização de eventos, pois percebemos que é preciso profissionalismo, jogo de cintura, uma boa equipe e paciência para realizar o evento sem deixar que as pessoas percebam alguns erros e imprevistos que venham a ocorrer e, assim garantir o sucesso do mesmo.


                                               Flávia Apolinário Camilo
                                               Eventos-2 módulo

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A Lógica da Logística



Gente perdoe o trocadilho infame, não consegui passar sem ele. Mas o que seria a logística e como ela auxilia diretamente no sucesso de um evento? Todo evento organizado necessita de logística, para Allen et al (2008) a logística é a parte invisível dos eventos, é ela que permite que os consumidores apreciem o evento sem serem incomodados por nenhum problema. 

Em suma, minha gente, o responsável pela logística (que pode ser o gerente de evento, num evento menor, ou até mesmo um gerente de logística – em eventos maiores) será aquele que responde pelo cuidado com os detalhes que fazem toda diferença para o sucesso de um evento. São aqueles detalhes que, caso estejam corretos, passarão desapercebidos, mas caso falhem, por algum motivo, farão diferença. Um exemplo? A logística de filas em um show: você já está até preparado psicologicamente para chegar num show cujo público esperado é grande e pegar uma filazinha, coisa rápida, mas já imaginou, você espera o show, gasta uma grana no convite e na produção do visual do dia, cria expectativas sobre o evento e na hora H, pronto, uma hora e meia de fila; por que? Porque o profissional responsável pela logística não calculou bem o tempo de entrada e não colocou catracas suficientes para agilizar a entrada. Resultado? Insatisfação antes mesmo do show começar. Chato né?!

  Agora um exemplo verídico, algo que aconteceu há pouco mais de um mês: por conta de um erro de logística, infelizmente, 19 pessoas (os dados são deste blog) foram mortas e mais de 300 feridas no festival “Love Parade 2010”. O evento de música eletrônica, cuja primeira edição foi em 1989 em Berlim, aconteceu na cidade alemã de Duisburgo.
A justificativa para as mortes (as pessoas morreram esmagadas e asfixiadas) foi porque, segundo os organizadores, 1,4 milhão de pessoas compareceram ao evento, sendo que a expectativa era de 800 mil pessoas. “As mortes ocorreram num túnel superlotado que ligava as duas áreas onde o festival era realizado, junto a uma antiga estação ferroviária”, publicou ‘O Globo’ em reportagem do dia 25 de julho.  Na confusão, centenas de pessoas foram pisoteadas pela multidão quando tentavam escapar através das escadarias laterais.
O exemplo, real, trágico e triste nos mostra de maneira bem clara a importância da logística. 

Com relação à venda de ingressos e filas a logística é fundamental, vai calcular como será feito, com riqueza de detalhes, pensando em cada particularidade do evento. Em um evento fechado, por exemplo, há como controlar o número de ingressos e consequentemente a quantidade de pessoas (inclusive o corpo de bombeiros vistoria o local e dá o aval para o evento acontecer pensando na quantidade máxima de pessoas que estarão no local) e assim, pode-se pensar todo o evento e estruturas de controle de risco a partir deste montante máximo. Já em eventos abertos o controle é mais difícil, mas ainda sim há maneiras de fazê-lo e deve ser feito.

No Love Parade, ao que parece (estou falando e formulando minha crítica a partir de material da mídia, nunca fui e desconheço quem tenha ido) a falta de logística ampliou um quadro trágico e delicado, dois trechos que tirei de um blog ajudam a elucidar esta questão:

 “A tristeza causada pela tragédia logo se transformou em indignação. As pessoas que foram à festa criticaram os organizadores por terem feito do túnel o único ponto de acesso para o festival.”

“A falta de acesso para as ambulâncias e bombeiros atrasaram, durante horas, as operações de assistência às vítimas.”

A falta de logística do evento colocou um ponto final no próprio evento. No dia seguinte à tragédia os organizadores do festival anunciaram o fim definitivo do evento.

E aí, percebeu a importância da organização e qualificação para atuar no mercado de eventos?

Gheysa.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

De volta pro aconchego!

Primeira edição do evento

O Rock in Rio foi criado em 1985, por Roberto Medina um empresário brasileiro, que foi responsável pelo show de Frank Sinatra no Brasil em 1980. O Rock in Rio, como diz o próprio nome teve sua primeira idealização no Rio de Janeiro, porém esse evento teve uma repercussão mundial, o que fez abrir caminhos para edições internacionais. Sua primeira edição no Brasil deu espaço para 1,5 milhões de pessoas, que assistiram a bandas internacionais, como, Iron Maiden, Whitesnake, ACDC, Ozzy Osbourne, Queen, Scorpions, Yes, entre outras bandas internacionais. Dos nacionais estavam Rita Lee, Gilberto Gil, Erasmo Carlos, Paralamas do Sucesso, Pepeu Gomes e outros ótimos cantores brasileiros.

Com nove edições no total, sendo três no Brasil, quatro em Portugal e duas na Espanha, nesse ano foi anunciado que em 2011, dez anos depois, o evento volta ao Brasil, porém traz com ele uma grande novidade, tanto para os espectadores, quanto para os produtores de Evento que admiram o Rock in Rio, pois será construída uma “Cidade do Rock”.

Depois de viajar pela Europa, era interesse de Roberto Medina que o Evento voltasse ao Brasil, na idéia original isso era esperado para ocorrer em 2014, mesmo ano da Copa do Mundo, mas esse plano foi adiantado já que o local onde se realizará este grande evento será um “legado da Olimpíadas de 2016”. Mas agora você deve estar se perguntando: “Mas o Rock in Rio vai acontecer beeeeeeeeem antes das Olimpíadas, como vai ser um legado?” Acontece que um terreno na Zona Oeste do Rio está sendo desapropriado para a construção do que foi chamado de Parque do Atleta, uma espécie de Sambódromo onde ocorrerá shows e eventos. É nesse local que os organizadores do Festival Sucesso utilizarão para a realização das edições brasileira. Assim mesmo no plural, é que os organizadores desejam que de dois em dois anos o evento tenha uma edição verde e amarela. O Parque Olímpico Cidade do Rock terá capacidade para 150 mil pessoas e a festa do ano que vem já esta marcada. Acontecerá no período de 23 de setembro a 2 de outubro, e já se ouve o desejo pelas apresentações de Shakira e Lady Gaga além de bandas consagradas no estilo metal e indie como já tradicionalmente ocorre.

Iron Maiden 1ª edição do Rock in Rio
E para se manter informado sobre tudo que acontece no período de produção desse grande Evento fiquem ligados no site oficial www.rockinrio.com.br lá você encontra video da novo Single do evento que foi gravado com artistas brasileiros e ainda pode entrar no clima da festa assistisndo à apresentações das edições anteriores.

E ATENÇÃO ESTUDANTES DE EVENTOS: SE COMPARECER A ESSA FESTA JÁ É TUDO DE BOM, IMAGINE ENTÃO TRABALHAR NELA?! Então fiquem ligados pois a organização do evento informou que no futuro divulgarão mais sobre incrições para voluntariado. Aguardem!!!


Por Renata Rezende e Thayza Matos – Alunas Módulo II Eventos

sábado, 21 de agosto de 2010

Como perder a credibilidade do seu evento



   Hoje passando pelo calçadão da Rua Halfeld, como em todos os dias, recebi uma imensidão de panfletos, e dentre eles me chamou a atenção o flyer do JF Folia de 2010. 

Caro leitor, você conhece o preconceito que paira sobre o JF Folia?
Não?

Permita-me te contar:

   -É um carnaval fora de época, onde as mulheres são “pegas” pelos homens - por isso fora, e ainda é também, apontado como “inferninho de JF”; em clara alusão aos bordeis da década de 50.

    Porém, apesar do preconceito, da inserção dos estereótipos negativos, o evento continua forte, e se expande mais a cada ano.

    Agora sim, você leitor; já sabe o porquê não sei como alguém aprovou esse flyer, onde a frente é o corpo de uma mulher e a parte de trás é um homem “empuxando” ela de camiseta com seios fartos. O que a equipe de publicidade esta pensando?

    Um evento que já sofre o preconceito de uma boa parte da população - está reafirmando esse, em seus principais materiais de divulgação.

    O Site; até bem articulado, colorido- ”borros de tintas”, músicas, - mas porque não usa-lo como base para o panfleto?

     Talvez porque se encontra no mesmo nível!

    Quando nos deparamos no Site, com a parte de informações sobre “A Festa”, nela se encontra essa. (Link do Site http://www.jffolia.com.br/).

Somos objetos, descartáveis?

Quase ninguém analisa de uma forma critica o seu próprio “Ser “- “Eu com eu; Eu com o Mundo” – o poder de persuasão domina a maioria dos foliões.

O evento já se tornou uma tradição no calendário Juiz Forano.

 Em outubro de 2009, a cidade recebeu 20 mil pessoas que compareceram todas as noites ao evento. E a divulgação com esse estilo apelativo!

Porque não um panfleto em formato de Trio elétrico- um design inovador?

Um Site com diferenciais sem exploração do corpo?

Porque não apresentar o evento com um pouco mais de brilho, para o seu público-alvo, ao invés de imagens subliminares de erotismo?

Nesse caso a vulgaridade esta explicita na divulgação do JF Folia 2010.

     Só anseio saber como vou mostrar isso aos meus pais, e solicitar dinheiro para comprar meu abadá? Como?

     Alguma sugestão?

     Mônica Regina - aluna 3º TTU 

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O Circo chegou!





Tudo planejado, algumas coisas já resolvidas. Público avisado, música já rolando. Pra quê? Pra nada.

 Então pessoal, resolvi expressar minha opinião sobre o evento que temos que realizar.

Nos informaram a data e o tipo do evento (impuseram, mas tudo bem) e junto com isso, a recomendação/dica/apelo/ordem de inovar.

OK, nós começamos a pensar. Pensar sobre o que fazer e como fazer, além de pensar nas inovações. Realmente inovamos, idéias boas e ruins surgiram. Fizemos uma triagem das idéias, perguntas à pessoas mais experientes na produção de eventos foram feitas, entramos em contato com possíveis colaboradores. Mas pra quê? Pra nada.

Não se pode ser criativo. Como inovar sem ser criativo e mudar as coisas? Não é possível. A data, o evento, o público. Todos foram impostos!

Sofremos algo que não tem outro nome a não ser CENSURA. Fomos impedidos de fazer algo por superiores. Tudo isso, premeditando a palhaçada do circo.

Deixei visível durante as aulas como esta mudança me desagradou. Tentei controlar, consegui em partes, mas para que eu me conformasse de vez, decidi expressar meu desagrado aqui. Como informar para os colaboradores já conseguidos que o possível evento agora é impossível? Isso faz com que se perca um pouco da credibilidade.

A mudança realmente não é o que eu esperava. Mas só por isso não significa que eu não ajudarei a montar a lona e o picadeiro deste espetáculo circense.

A magia vai acontecer, os palhaços aparecer e o show vai rolar. Show? Não, a primeira tarde recreativa realizada pelos alunos do curso de Eventos do IF (Instituto Federal) de Juiz de Fora, que entrará para a história de todas as tardes recreativas que já aconteceram e das que ainda virão a se realizar na instituição.

Ideias novas tem que aparecer com um ‘shazam’, um ‘abracadabra’ pra planejar tudo em tão pouco tempo, finalizando com grandes gargalhadas ao final de tudo.

Como disse o poeta Pablo Neruda “Escrever é fácil. Você começa com uma maiúscula e termina com um ponto final . No meio, coloca idéias.” Li essa frase hoje e a achei bastante interessante. O texto onde ela se encontrava, era um texto de como anda a escrita no Brasil. Depois de refletir e interpretar essa frase de várias maneiras descobri como essa frase nos atinge, não a frase é claro, mas, a idéia contida nela.

Nos deram a letra maiúscula e o ponto final. Nos impuseram o público alvo e a recomendação de inovar. Simples não é? Acho que não. Essa simplicidade é só mais um dos futuros contratempos.

Preparem-se! O circo vem ai! Vamos comprar nossas entradas e aproveitar o espetáculo. 

Um abraço,

Paulo José Cândido – 2º módulo EVE

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O que é evento?



            Eventos, atividade dos mais diferentes tipos reunindo pessoas. É um fato que desperta atenção, podendo virar noticia e com isso divulgar o organizador ou até mesmo a atração. Para as relações públicas, evento é a execução do projeto devidamente planejada de um acontecimento, com o objetivo de manter, elevar ou recuperar o conceito de uma organização junto ao seu publico de interesse.

            No setor de eventos vivemos 24 horas de inovação! A todo o momento diversos eventos estão acontecendo no mundo e todos eles precisam necessariamente ser inovadores, ousados, alternativos e intrigantes. Estes eventos são responsáveis por mudar o direcionamento das empresas do setor e abrir novos horizontes diminuindo a linha que divide entre o possível e o inimaginável.

            Eu, como aluna do curso de evento aprendi ao longo do curso que vários são os fatores envolvidos na execução de um evento. Desde a organização de uma reunião até um congresso de vendas tudo precisa ser cuidadosamente pensado. Cada detalhe é fundamental para o sucesso daquela festa, casamento, aniversário, congresso, feiras entre outros.

            Independente do evento organizado deve se ter a plena consciência de que mexemos com o emocional das pessoas. E que cada evento tem um papel muito importante para aquela pessoa que nós contratou. Aprendi também que para um eventos para ser organizado é necessário muito jogo de cintura, organização, bom senso, muita criatividade, as vezes paciência para suportar as horas de estresse e acima de tudo gostar daquilo que faz. Pois às vezes acontecem alguns imprevistos que não se esperava e devemos saber como controlá-los sem causar nenhum transtorno para o público.
Mas apesar de tudo se você gosta do que faz , os pequenos imprevisto viram apenas detalhes...  E que Organizar um evento, portanto, não é uma tarefa para amadores.

Porque: O que você nunca imaginou amanhã pode acontecer...

 Daiany de Fátima  Aluna do 2° modulo de Eventos



segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Evento Público X Evento Privado: quem sai ganhando?




A Jessyca, aluna do 2º módulo do TE fez um comentário tão interessante no último post, da Carol, que resolvi estender um pouco mais as reflexões iniciadas por ela.

Como a Carol adiantou, neste último final de semana aconteceu em Juiz de Fora a Parada Gay e o 34ª Miss Gay, sendo que o primeiro evento aconteceu pela tarde, em plena avenida Rio Branco (coração da cidade) e o segundo pela noite, no Sport Club.

De acordo com dados de jornais locais, a Parada contou com um público de aproximadamente 70 mil pessoas (dados da PM) ou 120 mil (dados dos organizadores), gente saindo pelo ladrão, concordam? É um evento grandioso, não podemos negar!

A Parada Gay é recente (está em sua 8ª edição), mas a presença de drag queens e travestis animando o calçadão da cidade já é um patrimônio imaterial de Jotaefe. Me lembro de, ainda pequena (ok, garotos nem faz tanto tempo assim), meus pais me levarem pra ver a folia no calçadão. Lembro-me de haver muita brincadeira, exibição, exageros, mas tudo num tom bem cordial.

Bem, infelizmente neste último sábado a coisa não foi tão assim, 3 pessoas foram baleadas no evento, sendo que uma (um rapaz de 15 anos) foi morto com 4 tiros. Tudo indica que os casos são frutos de brigas de gangues rivais (de dois bairros da cidade) e nada têm a ver diretamente com o evento, que sempre foi marcado pela irreverência e pelo forte apelo contra a homofobia e qualquer maneira de repressão daquele que lhe é diferente.

Aliás, aí está o ponto destacado no último post e que acho relevante complementar: meus caros, se querem trabalhar com eventos, com organização e planejamento, ou seja, com gente, sinto lhes informar que nada combina com intolerância e desrespeito às diferenças. Você pode até não querer aquilo que o outro escolheu pra vida dele, mas isso não te impede, de jeito nenhum, que o respeite! Desse modo quero enfatizar que quem optou por trabalhar com eventos será um sujeito com mais chances de sucesso aquele que tratar a todos com respeito, tolerância e cordialidade (destaque aqui que não falo apenas de raça ou opção sexual, mas também diferenças de crenças, de status, de renda e de escolaridade).

Mas a Jessyca! Ah, a Jessyca tocou num ponto delicado, mas importante pra gente refletir, ela disse que a cidade anda violenta demais e que este fator pode ser restritivo à existência de eventos públicos, sendo que os organizadores privilegiarão eventos privados. A violência é mesmo um fator preocupante num evento ao ar livre condensando milhares de pessoas; o Tribuna de Minas trouxe o depoimento do tenente Toshio Yamaguchi, comandante da 30ª CIA PM. Ele disse que o trabalho dos cerca de 370 policiais responsáveis pela segurança do evento foi facilitado pela mudança no trajeto do evento.

Agora, com relação a eventos públicos X eventos privados; em geral os eventos públicos são aqueles financiados por órgãos públicos (afinal de contas os eventos também são fruto de políticas públicas) ou por marcas que pretendem lançar produtos ou se apresentarem a seu público-alvo. No geral, os promotores de eventos darão preferência aos eventos privados, por que? Porque eles darão lucro ora bolas.

Mas os eventos públicos têm seu papel. Gente o que seria desse Brasilzão sem seu carnaval de rua, sem o povo celebrando nas ruas, nas praças, nos guetos? Temos que ter cuidado no julgamento, não é porque temos violência em excesso que daremos preferência aos eventos privados ao invés de reivindicarmos segurança pública em dobro (afinal temos direito a ela). O povo não pode ceder e deve reivindicar seus direitos a lazer e - porque não – aos eventos. Afinal de contas: “a gente não quer só comida, a gente quer comida diversão e arte”!

Gheysa.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Parada Gay



A parada gay é uma das festividades que mais mobilizam as pessoas em Juiz de Fora, jovens e adultos, famílias inteiras se reúnem para apreciar a festa que ocorre nesse sábado dia 14 de agosto com início na Praça do Riachuelo, onde será a concentração dos participantes.

Gays, lésbicas e simpatizantes se reúnem para comemorar os direitos, a liberdade e o espaço que possuem dentro da sociedade. Não posso afirmar que nos dias de hoje não exista preconceito contra homossexuais, porém o simples fato de uma cidade parar para a festa especialmente realizada para eles deixa claro que o preconceito diminuiu.

O problema é que o preconceito realmente diminuiu, contudo não acabou e junto com o preconceito vem a violência. Existe, em pleno século XXI, pessoas que vão à Parada Gay e agridem os homossexuais tanto fisicamente quanto verbalmente, isso é inadmissível. Se você não gosta, despreza este evento então não vá, não compareça agora se você vai respeite as pessoas que ali estão com amigos e familiares.

A Avenida Rio Branco é fechada para este evento, porém existem caminhos alternativos que você pode utilizar para não passar no meio da festa, então quem não gosta da festividade não é obrigado a vê-la.

Uma festa cheia de alegria não pode ser manchada com atitudes retrógradas e ações medíocres. Vamos dizer não à violência contra o homossexualismo, vamos dizer não a qualquer tipo de preconceito não só na Parada Gay, mas também contra etnias, religiões etc.

Podemos e devemos ter o livre arbítrio, pois é o nosso direito, mas é o nosso dever respeitar o direito dos outros. Que tal se nos unirmos para levantar a bandeira da paz e da igualdade entre as pessoas?

                   Carolina Barbosa, aluna do 2° módulo do Curso Técnico em Eventos

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Aconteceu em Woodstock e pode acontecer com você!



Quem já viu o filme “Aconteceu em Woodstock (Taking Woodstock) aí levanta a mão!! O filme é de 2009, produzido nos EUA, dirigido por Ang Lee (dirigiu também “Razão e Sensibilidade” – baseado no romance de Jane Austen – e “Brokeback Mountain”).

Escolhi falar do filme hoje por alguns motivos: o primeiro deles é que no primeiro dia da minha aula com os meninos que agora estão no 1º módulo, eu pedi a eles que escrevessem qual evento gostariam de ter organizado e... voilá, para minha surpresa dois garotos – não me lembro os nomes agora – apontaram o Woodstock, apesar da justificativa ficar mais na afinidade musical do que as características do evento em si.

Por outro lado, o filme destaca algo que é de fundamental importância para o sucesso do evento e que trabalhei com os meninos do 2º módulo esta semana: a parceria com a comunidade anfitriã.

Vimos que para um evento atingir seus objetivos com sucesso, ele deve se preocupar em estabelecer quais são seus principais parceiros, e analisar os objetivos desses principais participantes, que algumas vezes poderão ser coincidentes ou conflitantes.

Diferentemente do que possa aparentar à primeira vista os parceiros do evento não se resumem aos participantes do evento; os participantes são apenas um tipo de parceiro, e ainda existem outros como os patrocinadores, a mídia, a equipe que trabalha na organização do evento e... a comunidade anfitriã. Os eventos, de modo geral, produzem grandes impactos na comunidade que será sede, especialmente os eventos de grande impacto, que possuem grande infraestrutura e número de público.

Quer um exemplo? Para ser a sede das Olímpiadas de 2016, o Rio de Janeiro já vem sofrendo algumas alterações, em termos de obras, unidades pacificadoras em favelas (deveremos pensar quais delas serão contempladas, parece que somente aquelas para o “turista ver”).  

No texto de Kátia Rubio, “Os Jogos Olímpicos e a transformação das cidades: os custos sociais de um megaevento” a autora nos lembra que há vários motivos para que um evento olímpico gere conflitos urbanos como o custo financeiro e humano das obras necessárias para um evento que durará poucos dias. A autora chama atenção também para o fato de que as próprias características da organização do evento – cujos prazos são apertados perante o número de tarefas a se executar – pode muitas vezes conduzir para uma organização centralizadora e autoritária, ou seja, com pouca participação da população nos instrumentos de decisão, o que pode gerar desconfiança da população, como aconteceu em México (1968); “naquela ocasião foi realizada uma manifestação popular contra os gastos excessivos e a corrupção no gerenciamento das verbas para a realização dos Jogos. O protesto foi duramente reprimido resultando em um número não confirmado de mortes que passava de uma centena”.

Mas voltando ao filme, em “Aconteceu em Woodstock”, Elliot Tiber (interpretado por Demetri Martin) precisa ajudar a recuperar o pequeno hotel da família no interior, já que está falido e prestes a ser confiscado pelo banco. Ele ouve falar no festival Woodstock, mas este irá acontecer na cidade vizinha. Contudo, o festival de música hippie teve sua licença cassada na outra cidade (a população não concordou com o evento) e Elliot decide oferecer a propriedade aos produtores para salvar os negócios da família, sem levar em consideração a dimensão do evento – meio milhão de pessoas aparecem na cidade pequena – e assim Elliot e sua família são hostilizados pela população local por estarem destruindo a cidade. O evento acontece e não sabemos ao certo as implicações para a cidade e para a família de Elliot. O importante aqui é compreendermos a importância da população local para o evento, pois o evento trará conseqüências e impactos à comunidade e esta poderá apoiar ou não o evento e isto será significante para o sucesso do mesmo. Porque, ao final das contas, depois que o evento acabar, quem vai lidar com as conseqüências para o local serão aqueles que nele residem.

Gheysa.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

27º Congresso Nacional de Laticínios


Nos dias 12, 13,14 e 15 de julho de 2010 das 14 às 21horas, no Expominas (BR-040) em Juiz de Fora ocorreu o 27º Congresso Nacional de Laticínios. Ele foi realizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais e o Instituto de Laticínios Cândido Tostes.

O 27º Congresso Nacional de Laticínios atraiu pessoas de todos os lugares do Brasil e do mundo, que vieram em busca de todas as atrações que esse congresso ofereceu, entre elas tinham os stands que mostravam vários tipos de utilidades do leite na fabricação de derivados, maquinários e diversas outras coisas a ver com o tema. Ocorreram várias palestras nacionais e internacionais que abrangiam o tema, minicursos que eram oferecidos em salas e em alguns stands, uma rodada de negócios do SEBRAE e também foram realizados dois concursos, o 37º Concurso Nacional de Produtos Lácteos e outro concurso que premiou o melhor trabalho dos que foram sendo apresentados durante todo o congresso por estudantes da área.

O 27º Congresso Nacional de Laticínios foi aberto para quem quisesse ir sendo da área ou não, teve entrada franca e todas as pessoas podiam se credenciar na hora em que chegassem e caso voltassem outro dia entravam direto sem se credenciar novamente por terem com eles um crachá que era distribuindo no momento do credenciamento sem nenhum custo adicional. Ele foi organizado por “ruas” e números, e foram distribuídos aos visitantes mapas que mostravam como se localizar nas ruas e como achar lugares importantes como os banheiros, restaurantes, as salas onde foram realizados os minicursos e o auditório onde foram realizadas todas as palestras e as apresentações de trabalhos para um dos concursos.

No dia 12 de julho (segunda-feira), houve uma abertura onde todos os representantes dos principais stands e também o nosso prefeito Custodio de Matos falaram sobre o que iria ocorrer durante todos os dias do congresso; houve também uma banda que tocou grandes sucessos e clássicos da música popular brasileira. Nos outros dias ocorreu uma programação de palestras que aconteciam simultaneamente com os minicursos. Ambos eram separados por um intervalo onde era oferecido um “Milk break” aos participantes.

O 27º Congresso Nacional de Laticínios é um evento muito importante e muito bom, pois  movimenta o turismo e a economia de toda a região todos os anos, fazendo com que profissionais de várias áreas –hotelaria, restaurantes, profissionais da área, e profissionais de eventos como nós – se envolvam de certa forma nesse meio fazendo com tudo dê certo no final. 

Edilaine de Paula
Aluna 2º Módulo TE